Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de agosto de 2024

Exercícios IF

01-Dois corpos A e B de massas iguais a mA = 2 kg e mB = 4 kg estão apoiados numa superfície horizontal perfeitamente lisa. O fio que liga A a B é ideal, isto é, de massa desprezível e inextensível.

A força horizontal F tem intensidade igual a 12 N, constante. Determine:

a) a aceleração do sistema;

b) a intensidade da força de tração do fio.


02-Os corpos A e B da figura têm massas respectivamente iguais a mA = 6 kg e mB = 2 kg. O plano de apoio é perfeitamente liso e o fio é inextensível e de peso desprezível. Não há atrito entre o fio e a polia, considerada sem inércia. Adote g = 10 m/s². Determine a aceleração do conjunto e a tração do fio.

3-Determine a força que o homem deve exercer no fio para manter em equilíbrio estático o corpo suspenso de 120 N. Os fios são considerados inextensíveis e de massas desprezíveis; entre os fios e as polias não há atrito. As polias são ideais, isto é, não têm peso.

4-Um homem de 70 kg está no interior de um elevador que desce acelerado à razão de 2 m/s². Adote g = 10 m/s² e considere o homem apoiado numa balança calibrada em newtons. Determine a intensidade da força indicada pela balança.
5-Dois blocos A e B, de massas respectivamente iguais a 2 kg e 3 kg, estão apoiados numa superfície horizontal perfeitamente lisa. Uma força horizontal F, de intensidade constante F =10 N, é aplicada no
bloco A. 


Determine:
a) a aceleração adquirida pelo conjunto;
b) a intensidade da força que A aplica em B.

06-No arranjo experimental da figura ao lado, os corpos A e B têm, respectivamente, massas iguais a 6 kg e 2 kg. Os fios e as polias têm massas desprezíveis. Não há atrito entre o fio e a polia. Adote g = 10 m/s². 


Determine:
a) a aceleração do conjunto;
b) as trações nos fios.

07-Três blocos A, B e C, de massa mA = 5 kg, mB = 2 kg e mC = 3 kg, estão numa superfície horizontal sem atrito. Aplica-se ao bloco A uma força de 20 N, constante, como indicado na figura.


Determine:
a) a aceleração do conjunto;
b) a intensidade da força que B exerce em C;
c) a intensidade da força que A exerce em B.

08-No arranjo experimental da figura não há atrito algum e o fio tem massa desprezível. Adote g = 10 m/s². 


Determine:
a) a aceleração do corpo A;
b) a tração no fio.

GABARITO:

1-A)    a=2m/s²  b) T=4N

2 - a=2,5 m/s² ; T=15 N

3- F=15N

4-A indicação da balança é 560 N.

5- a) 2 m/s²; b) 6 N

6-a) 5 m/s²; b) 30N

7- a) 2 m/s² b) 6 N c) 10 N

8-a) 6 m/s² b) 12 N


Nenhum comentário:

Postar um comentário