Pesquisar este blog

quinta-feira, 20 de junho de 2024

Exercício de Revisão PM2

01-No arranjo experimental da figura ao lado, os corpos A e B têm, respectivamente, massas iguais a 6 kg e 2 kg. Os fios e as polias têm massas desprezíveis. Não há atrito entre o fio e a polia. 

Adote g= 10 m/s². 

Determine:

a) a aceleração do conjunto;

b) as trações nos fios.

Considere que o sistema partiu do repouso.

02-(OBF-Modificada) Na figura a seguir, a massa do corpo A é 30 kg e a massa de B é 70 kg. Considerando que a corda e a polia sejam ideais e de peso desprezível, ilustre as forças e calcule o valor da aceleração e da tensão da corda que une os dois corpos. Despreze qualquer tipo de atrito.


03-Nas figuras a seguir estão indicadas as leituras de um dinamômetro preso ao teto de um elevador que sobe, estando um corpo de massa 1,0 kg pendurado na extremidade do aparelho. Com base nesses dados, responda: como é o movimento de subida do elevador, nas três situações esquematizadas — acelerado, retardado ou uniforme? Justifique. Considere g = 10 m/s².


04-(Fuvest-SP) As figuras mostram dois arranjos (A e B) de polias, construídos para erguer um corpo de massa m = 8 kg. Despreze as massas das polias e da corda, bem como os atritos. Calcule as forças FA e FB, em newtons, necessárias para manter o corpo suspenso e em repouso nos dois casos (use g = 10 m/s²).

05-(Olimpíada Paulista de Física) Um homem de 70 kg está em cima de uma balança dentro de um elevador. Determine qual é a indicação da balança, nas seguintes situações:

a) O elevador subindo acelerado com aceleração de 3 m/s².
b) O elevador subindo com velocidade constante de 2 m/s.
c) O elevador descendo acelerado com aceleração de 1 m/s².
d) O elevador caindo em queda livre.
Considere a balança graduada em newtons e adote g= 10 m/s².

06- (Cesgranrio-RJ) Um corpo de peso P encontra-se em equilíbrio, devido à ação da força F, como indica a figura abaixo.


Os pontos A, B e C são os pontos de contato entre os fios e a superfície. A força que a superfície exerce
sobre os fios nos pontos A, B e C são respectivamente:
07-(Ufpr 2022) Um bloco de massa m constante foi colocado num plano inclinado de ângulo de inclinação θ, conforme mostra a figura a seguir. Há atrito entre o plano inclinado e o bloco, sendo que o coeficiente de atrito estático vale μe e o coeficiente de atrito cinético vale c μ . O bloco está sujeito à ação gravitacional além da força de reação normal e da força de atrito geradas pelo plano inclinado. Na situação em que o bloco esteja estático, mas na iminência de começar a deslizar, de modo que a força de atrito estática é máxima, vale a relação:



a) μe=tgθ.

b) μe=cosθ.

c) μe= senθ.

d) μe=secθ.

e) μe=cotgθ.

08-O bloco da figura  a seguir está em repouso e possui massa de 3,0kg. Sendo a gravidade de 10 m/s², determine o coeficiente de atrito estático.

09-Relacione as três leis de Newton com os respectivos enunciados.

  1. 1ª lei de Newton
  2. 2ª lei de Newton
  3. 3ª lei de Newton

(  ) Determina que a força resultante é igual ao produto da massa pela aceleração do corpo.

(  ) Enuncia que a toda ação existe uma reação de mesma intensidade, mesma direção e sentido oposto.

(  ) Indica que um corpo tende a permanecer em seu estado de repouso ou em movimento retilíneo uniforme, a menos que uma força resultante passe a atuar sobre ele.

Gabarito:

1-

a) a=5m/s²

b) T=30N

2-

a=4m/s² T=420N

3-

1ª - Sobe acelerado
Normal > P

Fr=N-P

a=4m/s²

2ª-Velocidade constante

P=N

a=0

3ª-Desce acelerado

P>N

Fr=P-N

a=10-6=4m/s²

4-A)F=80N  B)F=40N

5-

A) N=910N

B) N=P=700N

C) N=630N

D)  N=0

6- (A)

7- (A)

8- coeficiente de atrito estático=1,73

9- 

(2)

(3)

(1)


Nenhum comentário:

Postar um comentário