Q.1- Um astronauta, utilizando um dinamômetro, determina o peso de um corpo na Terra (fig. I) e na Lua (fig. II), encontrando os valores 4,9 N e 0,80 N, respectivamente. Sendo a aceleração da gravidade na superfície da Terra 9,8 m/s², determine:
a) a massa do corpo;
b) a aceleração da gravidade na superfície da Lua.
Q.2 - Um corpo de peso P desliza num plano inclinado perfeitamente liso (superfície sem atrito), que forma um ângulo θ=60° em relação à horizontal.
Dada a aceleração da gravidade g=10m/s².
Determine:
a) as forças que atuam no bloco;
b) sendo o calculo da aceleração obtida por a=g.senθ ,calcule a aceleração do bloco.
c) a intensidade da força normal que o plano exerce no corpo sendo a massa do blodo de 2kg.
Q.3 - Um plano inclinado liso e sem atritos apresenta ângulo de 40º em relação ao solo. Sendo a gravidade local de 10 m/s², determine a aceleração adquirida por um corpo posto a deslizar a partir do topo desse plano. (sen40º=0,6)
(cálculo da aceleração a=g.senθ)
Q.4 – Uma rampa AB, inclinada de 37° em relação à horizontal, tem 12 m de comprimento e não oferece atrito para um pequeno corpo de massa 1,0 kg, abandonado, a partir do repouso no ponto A.
Adote g=10m/s², cos 37° = 0,80 e sen 37° = 0,60. Determine a aceleração do corpo. (cálculo da aceleração a=g.senθ)
Q.5 – Um nadador, conforme mostrado na figura, imprime uma força com as mãos na água (F1) trazendo-a na direção de seu tórax. A água, por sua vez, imprime uma força no nadador (F2) para que ele se mova para frente durante o nado. COMPLETE as frases abaixo com uma das opções contidas dentro dos parênteses.
a) A lei que descreve o caso do nadador acima é a _____________________________Lei de Newton. (Primeira/Segunda/Terceira)
b) O módulo da força F1 é __________________________________ao módulo da força F2.
(Igual /Maior/ Menor)
Q.6 - Relacione as três leis de Newton com os respectivos enunciados.
1ª lei de Newton
2ª lei de Newton
3ª lei de Newton
( ) Determina que a força resultante é igual ao produto da massa pela aceleração do corpo.
( ) Enuncia que a toda ação existe uma reação de mesma intensidade, mesma direção e sentido oposto.
( ) Indica que um corpo tende a permanecer em seu estado de repouso ou em movimento retilíneo uniforme, a menos que uma força resultante passe a atuar sobre ele.
Q.7 – Observe as fotos abaixo. Quando o papel é rapidamente removido, o corpo não acompanha o movimento do papel e cai dentro do copo. Comente por que isso acontece.
Q.8 - Durante uma aula de Física, o professor Robert demonstrou que a mola do seu dinamômetro deformou 0,01 metros quando ele colocou em sua extremidade uma massa de 0,8kg como na figura a seguir. Considerando a gravidade de 10 m/s², determine a constante elástica da mola do dinamômetro.
Q.9 – A figura a seguir mostra um carro de F1 (fórmula 1) em uma pista reta e horizontal, bem como todas as forças que atuam sobre ele.
Nomeie cada uma das forças indicadas baseando-se no agente responsável pela aplicação de cada uma sobre o carro de F1.
Q.10 – Um estudante do ensino médio realizou um experimento com o objetivo de comprovar a Lei de Hooke e determinar a constante elástica de uma mola. O esquema a seguir apresentam as informações obtidas pelo estudante.
De acordo com o experimento determine a constante elástica obtida pelo estudante em N/m.
Gabarito:
1-A) m=0,5kg
B)g=1,6m/s²
2-A) N=Py Px=Fr
C) N=10N
3-a=6m/s²
4- a=6m/s²
5- A) Terceira B) Igual
6- (2) ; (3) ; (1)
7- 1ª Lei de Newton
8- k=800N/m
9-
A- Normal
B- Peso
B- Peso
C- Motora
D-Atrito
10- k=500N/m
Nenhum comentário:
Postar um comentário