Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de novembro de 2024

Exercícios de : Potencia e Redimento / Energia Mecânica / Teorema do Impulso e Consevação da Quantidade de Movimento

01-Durante uma aula prática de física, um estudante esticou uma mola. Para esticar essa mola, o estudante exerceu uma força igual a 2,0 N, fazendo com que essa mola sofresse uma distensão igual a 20 cm. Com base na situação descrita, determine a energia potencial elástica armazenada na mola em sua distensão máxima.

02-Um lustre, de massa 5,0Kg desprende-se do teto, caindo sobre o chão da      sala,de uma altura hA= 5,0m(ver figura).Determine o valor da energia potencial do lustre em relação ao solo, quando ele se encontrava na posição A.


03-Um carro com massa de 1000 kg move-se com velocidade de 20 m/s. Calcule a energia cinética desse carro.

04-Um carro move-se com energia cinética de 200000 J e velocidade de 20 m/s. Calcule a massa desse carro.

05-Uma partícula de massa 6 kg move-se com energia cinética de 192 J. Calcule a sua velocidade.

06-Uma mola de constante elástica K = 200 N/m, está comprimida de 0,4 m.  Calcule a energia potencial elástica armazenada nessa mola.

07-Uma mola perfeitamente elástica armazena uma energia potencial elástica de 2000 J.  Sabendo-se que esta mola está submetida a uma elongação de 0,5 m, calcule sua constante elástica.

08-Uma mola perfeitamente elástica armazena uma energia potencial elástica de

100 J.  Sabendo-se que esta mola está submetida a uma elongação de 0,2 m, calcule sua constante elástica.

09-Uma turbina eólica recebe vento com velocidade média de 15m/s. Determine a energia cinética recebida pelas pás de 2 kg de ar?

10-Um estudante interessado em desenvolver os seus conhecimentos em Física, montou um aparato como na figura 1.

No sistema elástico, O representa a posição de equilíbrio (mola não deformada).

 



Figura 1

 O jovem então esticou a mola até a posição A como esquematizado na figura 2 e mensurou que a mola armazena nesta posição uma energia potencial elástica da ordem de 4,0 J.

 


Figura 2

  Diante dessas informações, determine a constante elástica da mola.


11- Um canhão de artilharia horizontal de 1 tonelada (1 t) dispara uma bala de 2 kg que sai da peça com velocidade de 300 m/s. Admita a velocidade da bala constante no interior do canhão. Determine a velocidade de recuo da peça do canhão.

12- (FUVEST) Deseja-se construir uma usina hidrelétrica aproveitando uma queda d’água de 10m de altura e vazão de 1,0m³ por segundo. Qual a potência teórica máxima dessa usina? Dados: densidade da água = 1,0 . 10³kg/m³ aceleração da gravidade = 10m/s²

13- (ENEM)-Durante um reparo na estação espacial internacional, um cosmonauta, de massa 90 kg, substitui uma bomba do sistema de refrigeração, de massa 360 kg, que estava danificada. Inicialmente, o cosmonauta e a bomba estão em repouso em relação à estação. Quando ele empurra a bomba para o espaço, ele é empurrado no sentido oposto. Nesse processo, a bomba adquire uma velocidade de 0,2 m/s em relação à estação.Qual é o valor da velocidade escalar adquirida pelo cosmonauta, em relação à estação, após o empurrão?

14-(FUVEST) Uma empilhadeira elétrica transporta do chão até uma prateleira, a uma altura de 6,0m do chão, um pacote de 120 kg. O gráfico ilustra a altura do pacote em função do tempo. Determine a potência aplicada ao corpo pela empilhadeira é: dado: g = 10m/s²

15-Um elevador em um edifício tem uma potência nominal de 20 kW. Se ele transportar uma carga de 1000 kg do térreo ao último andar, cerca de 36m, em 20 segundos, qual é a potência média durante essa operação? E qual é o rendimento do elevador durante essa tarefa?
16-(Enem-Adaptada) Bolas de borracha, ao caírem no chão, quicam várias vezes antes que parte da sua energia mecânica seja dissipada. Ao projetar uma bola de futsal, essa dissipação deve ser observada para que a variação na altura máxima atingida após um número de quiques seja adequada às práticas do jogo. Nessa modalidade é importante que ocorra grande variação para um ou dois quiques. Uma bola de massa igual a 0,40 kg é solta verticalmente de uma altura inicial de 1,0 m e perde, a cada choque com o solo, 80% de sua energia mecânica. Considere desprezível a resistência do ar e adote g=10m/s². Determine o valor da energia mecânica final, em joule, após a bola quicar duas vezes no solo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário