Exercícios
conceituais das lei de Newton
01- Quando afirmamos que uma
partícula está em equilíbrio, podemos garantir que a partícula se encontra
necessariamente:
a) em repouso;
b) em movimento;
c) em repouso ou movimento
retilíneo uniforme;
d) todas
as alternativas estão erradas;
02- Uma força de 1 newton (1 N)
tem a ordem de grandeza do peso de:
a) um homem adulto;
b) uma criança recém-nascida;
c) um litro de leite;
d) uma xicrinha cheia de café;
e) uma moeda;
03- Coloca-se um cartão sobre um
copo e uma moeda sobre o cartão. Puxando-se bruscamente o cartão, a moeda cai
no copo. O fato descrito ilustra:
a) inércia;
b) aceleração;
c) atrito;
d) ação e reação;
04- A força resultante sobre um
corpo é nula. Podemos concluir que:
a) a velocidade se mantém
constantemente crescente;
b) o mesmo encontra-se em
repouso;
c) a aceleração é constante;
d) o corpo pode se encontrar em
repouso ou em movimento retilíneo uniforme;
05- Quando os astronautas estão
na Lua dão grandes saltos mais facilidade do que na Terra porque:
a) o solo da Lua é mais elástico;
b) a atração gravitacional da Lua
é menor do que a da Terra;
c) eles têm menos massa na Lua;
d) não há ar na Lua.
06- A força com que a Terra nos
atrai é de intensidade:
a) muito maior que a força com a
qual a atraímos;
b) muito menor que a força com a
qual a atraímos;
c) igual à da força com a qual a
atraímos;
d) praticamente nula, visto que
não adquirimos movimento acelerado.
07- Para que um carrinho de massa
m adquira uma certa aceleração de módulo a, é necessário que a força resultante
tenha módulo F. Qual é o módulo da força resultante para um carinho de massa 4m
adquirir uma aceleração de módulo 5a?
a)20N
b)10N
c)24N
d)9N
08- A aceleração da gravidade na
Lua é 6 vezes menor do que a aceleração da gravidade próxima à superfície da
Terra. Um astronauta:
a) pesa na Lua, seis vezes mais
do que na Terra;
b) pesa na Terra, seis vezes mais
do que na Lua:
c) pesa na Terra, seis vezes
menos do que na Lua:
d) a gravidade não interfere no
peso.
09- Para se obter a intensidade
da resultante de um sistema de forças de mesma direção e sentido, as
intensidades das componentes devem ser:
a) somadas;
b) subtraídas;
c) multiplicadas;
d) divididas;
10- A resultante de um sistema de
duas forças de mesma direção, mesma intensidade e sentidos contrários é:
a) perpendicular às componentes;
b) maior que as componentes;
c) igual a cada componente;
d) nula.
11- A direção e o sentido da
força de atração gravitacional exercida pela Terra sobre os corpos que estão
próximos à superfície são, respectivamente:
a) vertical, para cima;
b) vertical, para baixo;
c) horizontal, para a direita;
d) horizontal, para a esquerda.
12-Imagine que um astronauta
pudesse descer em Júpiter, onde a aceleração da gravidade é g=30m/s² e usando
uma dinamômetro, ele pesasse uma pedra, encontrando P=300N. Determine:
a)a massa da pedra em kg.
b)Se o astronauta trouxesse a
pedra para a Terra, qual será aqui a sua massa e o seu peso?
13-Enuncie:
a) A primeira lei de Newton;
b) A terceira lei de Newton.
14- “Meu tio pesa 110 kg!”.
Comente o que está errado com a afirmação feita.
15- Um corpo de massa igual a 5,0
Kg é arrastado sobre uma superfície horizontal, sem atrito, por uma força igual
a 25N. Calcule a aceleração que o corpo adquire.
16- Para que um carrinho de massa
m adquira uma certa aceleração de módulo a, é necessário que a força resultante
tenha módulo F. Qual é o módulo da força resultante para um carinho de massa 3m
adquirir uma aceleração de módulo 6a?
17- Dois cubos de massas iguais
com valor 2,0 kg são empurrados um contra o outro, o primeiro por uma força de
módulo 10 N para a direita e o segundo por outra de valor 12 N para a esquerda.
Determine para qual lado eles se moverão e o módulo da aceleração.
18- Um bloco de madeira move-se
com aceleração de 1,5 m/s² quando empurrado por uma força de intensidade 30 N.
Calcule sua massa.
19- Uma pessoa empurra uma caixa
de massa m=4,0Kg numa superfície sem atrito com aceleração de 2,0m/s².
Determine a força feita pela pessoa.
20-Ao puxar um objeto por uma
superfície perfeitamente lisa com uma força de 15N é observado que objeto tem
uma aceleração de 3,0m/s². Determine massa do objeto.
21- Para que um carrinho de massa
m adquira uma certa aceleração de módulo a, é necessário que a força resultante
tenha módulo F. Qual é o módulo da força resultante para um carinho de massa 4m
adquirir uma aceleração de módulo 5a?
22- Uma força constante atuando
sobre um certo corpo de massa m produziu uma aceleração de 4,0 m/s 2. Se a
mesma força atuar sobre outro corpo de massa igual a m/2,determine a nova
aceleração, em m/s².
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