Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Exercícios de Revisão I

01-Imagine que um astronauta pudesse descer em Júpiter, onde a aceleração da gravidade é g=30m/s² e usando uma dinamômetro, ele pesasse uma pedra, encontrando P=300N. Determine:
a)a massa da pedra em kg.

b)Se o astronauta trouxesse a pedra para a Terra, qual será aqui a sua massa e o seu peso?

02-Suponha que um automóvel, de massa m= 900 Kg, vai descrever uma curva, cujo raio é R= 30 m, em uma estrada plana horizontal. Se a velocidade do carro é v= 10 m/s, qual é o valor da força centrípeta que deverá atuar nele para que consiga fazer a curva?

03-Uma corda de massa desprezível pode suportar uma força tensora máxima de 100N sem se romper. Um garoto puxa, por meio desta corda esticada horizontalmente, uma caixa de 400N de peso ao longo de piso horizontal. Sabendo que o coeficiente de atrito cinético entre a caixa e o piso é 0,20 e, além disso, considerando a aceleração da gravidade igual a 10 m/s2, determine:
a) a massa da caixa;
  
b) a intensidade da força de atrito cinético entre a caixa e o piso;
  
c) a máxima aceleração que se pode imprimir à caixa.


04-Determine a aceleração de um carro, de 1000 kg, que se desloca numa estrada horizontal, sendo a força motora, Fm = 3600 N, e a força de resistência do ar,    Far = 600 N.

05-(Fuvest-SP) Admitindo que a massa específica do chumbo seja 11 g/cm3, qual o valor da massa do tijolo de chumbo cujas arestas medem 22 cm, 10 cm e 5,0 cm?

06-(Fuvest-SP) Um cubo metálico maciço de 5,0 cm de aresta possui massa igual a 1,0·10³g. a) Qual a densidade do cubo b) Qual o seu peso, em newtons?

07-(FEI-SP) Um oceanógrafo construiu um aparelho para medir profundidades no mar. Sabe-se que o aparelho suporta uma pressão de até 2,0x10 elevado a 6 N/m². Qual a máxima profundidade que o aparelho pode medir? Dados: Pressão atmosférica: 1,0x10 elevado a 5 N/m² Densidade da água do mar: 1,0·10³ kg/m³ Aceleração da gravidade local: 10 m/s²

08-Um bloco preso a uma mola de constante elástica 50 N/m, é deformada a uma distância X=0,5m do seu ponto de repouso devido à ação da gravidade. Calcule a energia potencial elástica armazenada na mola.

09-Uma mola de constante elástica K = 200 N/m, está comprimida de 0,4 m.  Calcule a energia potencial elástica armazenada nessa mola.

10-Uma bolinha de gude é jogada, no vácuo, verticalmente para cima e atinge uma altura de 7,2 m. Calcule a velocidade com que a bolinha foi jogada.

11-Considere uma pedra de massa 3 kg que cai de uma altura de 6 m em relação ao solo. Qual é a sua energia cinética no instante em que atinge o solo? Determine também o valor de sua velocidade. Dado: g= 10 m/s2.

12-Um ponto material de 40 kg tem energia potencial gravitacional de 800 J em relação ao solo. Dado g= 10 m/s2, calcule a que altura se encontra do solo. 
 
13-Uma partícula tem movimento circular uniforme sobre uma circunferência de raio 2,0 metros. Sabendo que a partícula efetua 900 revoluções em 3,0minutos, calcule:
a)a freqüência em Hz;
b)o período em segundos;
c)a velocidade angular em rad/s;
d)a velocidade linear em m/s.

14-Um pião gira com movimento uniforme de período 0,25 segundo. Calcule:
a)a freqüência do pião em Hz;


b)a velocidade angular do pião em rad/s.

15-Um móvel com velocidade constante de 180 Km/h gastará quanto tempo para percorrer 100m?

16-Como vimos em nossas aulas, as roldanas são dispositivos que nos ajudam a erguer um objeto de forma mais facilitada. De acordo com a figura abaixo calcule o valor da força necessária para manter o bloco em equilíbrio nas situação I,II,III e IV, sendo que o bloco R possui uma massa igual a 160Kg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário