Pesquisar este blog

segunda-feira, 4 de março de 2024

Exercícios de Dilatação

01-Um estudante aqueceu em 50°C a superfície de um material metálico com o objetivo de encontrar qual é o seu coeficiente de dilatação linear. A placa sofreu uma variação em sua superfície de 1,8 cm² sendo que a área inicial era de 900 cm². De posse da tabela a seguir, calcule e indique qual é a substância encontrada por ele.

02- Uma prensa mecânica passou tanto tempo fora de uso que seu parafuso central, constituído de alumínio, emperrou na região de contato com o suporte de ferro, conforme mostrado nas figuras 1 e 2, abaixo. Chamado para desemperrar o parafuso, um mecânico, após verificar numa tabela os coeficientes de dilatação volumétrica do alumínio e do ferro, resolveu o problema.
 



Para desemperrar o parafuso, considerando os coeficientes de dilatação do Al e do Fe, o mecânico esfriou ou aqueceu o conjunto? Justifique sua resposta.


03- (UNIMONTES – MG) Um posto de distribuição de combustível recebeu 5 000 L de gasolina num dia em que a temperatura era 35 °C. Com a chegada de uma frente fria, a temperatura ambiente baixou para 15 °C, assim permanecendo até que toda a gasolina fosse vendida. Sabendo-se que o coeficiente de dilatação da gasolina é 1,1 · 10–3 °C–1, o prejuízo, em litros, sofrido pelo dono do posto é igual a:


A)
 500 L

B) 110 L

C) 300 L

D) 225 L  


Nenhum comentário:

Postar um comentário