Pesquisar este blog

segunda-feira, 4 de março de 2024

Exercícios de Cinemática - MU

01-Um móvel percorre uma distância de 1.200 m em 4 min. Qual é sua velocidade escalar média em m/s?

02-Um trem de comprimento 200 m gasta 20 s para atravessar um túnel de comprimento 400 m. Determine a velocidade escalar média do trem.

03-Durante uma aula de robótica um estudante montou uma base motora que realiza um movimento retilíneo. Ele encontrou função horária da posição para o robô, sendo as unidades de velocidade em m/s, distancia em m e tempo em s. 

Função Horária da Posição do robô: s = 10 – 2t


 Disponível em:  https://education.lego.com/en-us/lessons/ev3-tutorials/straight-move<Acesso em 30 de outubro de 2019>.

De acordo com essas informações, determine:

A) este movimento é retrógrado ou progressivo? Justifique.

B) a posição do robô no instante de 5 s.

04-(Fei) Dois móveis A e B, ambos com movimento uniforme percorrem uma trajetória retilínea conforme mostra a figura. Em t = 0, estes se encontram, respectivamente, nos pontos A e B na trajetória. As velocidades dos móveis são vA = 50 m/s e vB = 30 m/s no mesmo sentido.



Em qual instante e ponto da trajetória ocorrerá o encontro dos móveis?

05-As águas da correnteza de um rio percorrem cerca de 1600 km com velocidade média de 4 km/h. Determine o número de horas e dias aproximadamente do percurso mencionado cumprido pelas águas.

06-A reta da figura a seguir, representa uma pessoa A correndo a partir do marco zero com velocidade constante de 5,0m/s. Ele avista seu colega B a 180 metros de distancia a sua frente caminhando a 0,5m/s no mesmo sentido.
 

A) escreva as funções horárias da posição das duas pessoas;

B) calcule o instante em que eles se encontram.

07- O gráfico a seguir representa dois objetos A e B que se movem em uma mesma linha reta e com velocidades constantes de 5 m/s e 3 m/s, respectivamente. DETERMINE a posição em que os objetos irão colidir.



Nenhum comentário:

Postar um comentário