Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

Exercícios de MU e MUV - C.I. - 3º

 Q.1-(FUVEST-ADAPTADA) Num vagão ferroviário como na figura a seguir, se move com velocidade VVagão=3m/s para a direita em relação aos trilhos. No interior do vagão, dois meninos A e B movem-se um no sentido do outro, com a mesma velocidade V=3m/s. Considere que o vagão se movimenta da esquerda para a direita.



As velocidades dos meninos A e B, em relação aos trilhos são, respectivamente:

A) 6 m/s e 0 m/s

B) 3 m/s e 3 m/s

C) 0 m/s e 9 m/s

D) 9 m/s e 0 m/s

E) 0 m/s e 6 m/s

 

Q.2-Um ônibus e uma moto movimentam-se, no mesmo sentido, com velocidades de 20 m/s e 30 m/s, respectivamente. Sentado a uma das janelas do ônibus, um passageiro marca um tempo de 3 s para que a moto ultrapasse o ônibus. Determine o tamanho do ônibus.

 

 

Q.3-Um objeto com velocidade constante descreve um movimento de acordo com o gráfico a seguir.



De acordo com o gráfico, determine:

A) a sua posição inicial;

B) a sua velocidade;

C) o movimento é progressivo ou retrógrado;

D) qual a sua posição em t=4s.

 

 

 

Q.4-Um móvel descreve o movimento de acordo com gráfico a seguir.



Calcule a distância e o deslocamento do móvel durante os 10 segundos.

 

Q.5-Dois móveis, A e B, percorrem uma mesma trajetória retilínea, conforme as funções horárias: sA = 30 + 20t e sB = 90 − 10t, sendo a posição s em metros e t em segundos. Determine O instante de encontro, em segundos, entre os móveis A e B.

 

Q.6-Uma partícula parte do repouso com aceleração constante de 4,0m/s² e após 6,0 segundos alcança o seu destino. Calcule a distância percorrida pela partícula.

 

Q.7-A mais longa reta do mundo em uma estrada é parte da Highway 10, na Arábia Saudita, no trecho entre a cidade de Haradh até a fronteira com os Emirados Árabes, próximo também à fronteira com o Catar. Este trecho compreende uma reta de 162 milhas, equivalente a 260 km, em um trecho plano do deserto Saudita, sem nem uma curva no caminho.

Disponível em< https://gigantesdomundo.blogspot.com/2015/05/a-reta-mais-longa-do-mundo-em-uma.htmlacesso em 07 de março de 2022.

Um piloto de testes está dirigindo na pista citada no texto anterior a 360 km/h, quando avista um objeto na pista. Neste instante ele aciona os freios do carro que consegue reduzir a velocidade à razão máxima de 40 m/s em cada segundo. Após frear, determine o tempo mínimo gasto pelo carro até parar completamente.

 

Q.8-Dois móveis P1 e P2 caminham na mesma trajetória. Na figura indicamos os sentidos de seus movimentos, bem como suas posições no instante em que se aciona o cronômetro (t=0).



As velocidades de P1 e P2 são respectivamente iguais a 20 m/s e 10 m/s (em valor absoluto). Determine o instante e a posição de encontro dos móveis.

 

Q.9-É dado o movimento cuja velocidade escalar obedece à função v = 3 -2t, na qual t está em horas e v está em m/s. Determine:

a) a velocidade escalar inicial do movimento;

b) a aceleração escalar;

c) a velocidade escalar no instante t=1 h;

d) em que instante o móvel muda de sentido.

 

Q.10-Um carro a 90 km/h é freado uniformemente com a aceleração escalar de 2,5 m/s2 (em módulo) até parar. Determine a variação do espaço do móvel desde o início da frenagem até ele parar.

 

Q.11-(UFPE) Um veículo em movimento sofre uma desaceleração uniforme em uma pista reta, até parar. Sabendo-se que, durante os últimos 9,0 m de seu deslocamento, a sua velocidade diminui 12 m/s, calcule o módulo da desaceleração imposta ao veículo, em m/s2.

 

 

Q.12-Um móvel em MUV é freado com aceleração igual a 0,5 m/s2. Sua velocidade escalar varia no decurso do tempo, segundo os dados da tabela a seguir.


Determine:

a) a velocidade escalar inicial do movimento;

b) se o móvel em questão muda de sentido e em que instante. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário