Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de novembro de 2023

Exercício sobre Circuitos Elétricos

01-Três resistores de resistências iguais a 2 Ω, 3 Ω e 4 Ω são associados em paralelo. Determine a resistência equivalente dessa associação.

02- (UNESP-SP) Um carregador de celular, que pode ser ligado à saída do acendedor de cigarros de um carro, comercializado nas ruas de São Paulo, traz a seguinte inscrição:

 


Essa instrução foi escrita por um fabricante com bons conhecimentos práticos, mas descuidado quanto ao significado e uso correto das unidades do SI (Sistema Internacional) adotado no Brasil.

A) Reescreva a instrução, usando corretamente as unidades de medida do SI.

B) Calcule a intensidade da corrente elétrica utilizada pelo aparelho.

03-O ebulidor é um equipamento que quando imerso em água tem a finalidade aquece-la por efeito Joule. A figura a seguir apresenta o ebulidor.

 

Disponível em <https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-737931341-ebulidor-mergulhoeletrico-aquecedor-agua-1000w-110-resiswa-_JM> Acesso em 30 de outubro de 2022>. 

O equipamento possui uma resistência de 12 Ω quando nele é aplicada uma tensão de 120 V de acordo com o fabricante. De posse dessas informações, determine:
A) a corrente elétrica que circula no equipamento;



B) a potência dissipada pelo ebulidor.

04-A enguia-elétrica é uma espécie de peixe que tem capacidade para nadar em pé e pode lançar descargas elétricas usando-a para se comunicar, se localizar (sua visão é muito reduzida), atordoar a presa ou se defender. Ela pode chegar a três metros de comprimento, sendo uma das conhecidas espécies de peixe-elétrico, com capacidade de geração elétrica mínima que varia de cerca de 300 volts a cerca de 0,5 ampère e máxima de 1 500 volts a cerca de 3 ampère. Se a potência elétrica máxima do peixe fosse gerada de forma contínua e sem perdas, com base na tabela a seguir indique qual aparelho seria suficiente para manter em funcionamento para mínima e máxima potência nominal. 
05-Um eletricista analisa o diagrama de uma instalação elétrica residencial para planejar medições de tensão e corrente em uma cozinha. Nesse ambiente existem uma geladeira (G), uma tomada (T) e uma lâmpada (L), conforme a figura. O eletricista deseja medir a tensão elétrica aplicada à geladeira, a corrente total e a corrente na lâmpada. Para isso, ele dispõe de um voltímetro (V) e dois amperímetros (A).
Para realizar essas medidas, o esquema da ligação desses instrumentos está representado em:  




(U


Nenhum comentário:

Postar um comentário