Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de novembro de 2023

Revisão IF - P4

1-Durante o primeiro semestre deste ano, foi possível observar o planeta Vênus bem brilhante, ao anoitecer. Sabe-se que Vênus está bem mais perto do Sol que a Terra. Comparados com a Terra, o período de revolução de Vênus em torno do Sol é…………………..e sua velocidade orbital é………………………. . Preencha as lacunas.

 


2- A forma da Terra não é perfeitamente esférica. Isso significa que a aceleração da gravidade não tem, a rigor, o mesmo valor em todos os pontos da superfície.

Sabendo que na região do Equador o raio da Terra é um pouco maior do que nos pólos, o que se pode dizer quanto ao valor da aceleração da gravidade nesses locais?

 

3- As leis de Kepler definem o movimento da Terra em torno do Sol. Qual é, aproximadamente, o tempo gasto, em meses, pela Terra para percorrer uma área igual a um quarto da área total da elipse?

 

4- Pelo esboço da elipse que representa a trajetória de um planeta em torno do Sol, que se encontra em um dos focos da elipse, considerando a 2ª Lei de Kepler, analise as situações propostas a seguir:

I. A velocidade de translação do planeta em sua órbita aumenta à medida que ele se aproxima do Sol e diminui à medida que ele se afasta.

II. Se os tempos gastos para o planeta se deslocar de A para B e de C para D são iguais, então as áreas A1 e A2 apresentam a relação A1=A2.

III. O módulo da velocidade de translação do planeta em torno do Sol é constante.​

Qual(ais) afirmativa(s) está(ão) correta(s)?

 

5- A característica que permite identificar um planeta no céu é o seu movimento relativo às estrelas fixas. Se observarmos a posição de um planeta por vários dias, verificaremos que sua posição em relação às estrelas fixas se modifica regularmente. A figura destaca o movimento de Marte observado em intervalos de 10 dias, registrado da Terra.



Qual a causa da forma da trajetória do planeta Marte registrada na figura?


6- Na figura, que representa esquematicamente o movimento de um planeta em torno do Sol, a velocidade do planeta é maior em qual ponto?



7- O período de translação de Urano em torno do Sol equivale a 84 anos terrestres, aproximadamente. Supondo o raio médio da órbita de Urano cerca de 4 vezes maior que o da órbita de Júpiter, determine, aproximadamente, o período de translação de Júpiter, expresso em anos terrestres.


8- Para que você perceba como é pequena a força de atração gravitacional entre dois objetos comuns, calcule a força com que se atraem duas pessoas: Para simplificar os cálculos, suponha que as massas dessas pessoas sejam m1=m2=100kg, que a distancia entre elas é d=1m e considere G=10-10N.m²/kg²

 

9- A aceleração da gravidade no planeta Terra é de 9,81 m/s² e geralmente aproximamos este valor para 10 m/s². De acordo com os dados a seguir, determine este valor adotado nos cálculos para a gravidade do nosso planeta.

Dados:

Adote: G=10-10 Nm²/kg²

MTerra=1023kg

RTerra=106m

 

10- Kepler – 62e é um exoplaneta localizado na constelação de Lyra, a cerca de 1200 anos – luz da Terra, na zona habitável de uma estrela parecida com o Sol. Este planeta foi descoberto no ano de 2013 com o uso do Telescópio Espacial Kepler da NASA. 



Disponível em< https://www.nasa.gov/mission_pages/kepler/multimedia/images/kepler-62e.html> Acesso em 23 de novembro de 2022.

Para colocar um satélite artificial em órbita com este planeta a uma distância de 109m do seu centro, sendo a sua massa de 25x1024kg, determine a velocidade necessária para que ele fique em órbita.

Adote: G=10-11Nm²/kg².

 

11- Sabendo que a massa da Lua é 7,4x1022kg;seu raio médio é 1,7x106m e G=6,7x10-11Nm²/kg²; calcule o módulo do campo gravitacional na superfície da Lua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário