Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de novembro de 2023

Exercícios sobre Impulso e Quantidade de Movimento Revisão P4 - Lista 2

01(ENEM)-Durante um reparo na estação espacial internacional, um cosmonauta, de massa 90 kg, substitui uma bomba do sistema de refrigeração, de massa 360 kg, que estava danificada. Inicialmente, o cosmonauta e a bomba estão em repouso em relação à estação. Quando ele empurra a bomba para o espaço, ele é empurrado no sentido oposto. Nesse processo, a bomba adquire uma velocidade de 0,2 m/s em relação à estação.Qual é o valor da velocidade escalar adquirida pelo cosmonauta, em relação à estação, após o empurrão?

02-Um objeto de massa 0,50 kg está se deslocando ao longo de uma trajetória retilínea com aceleração escalar constante igual a 0,30 m/s². Se o objeto partiu do repouso, determine o módulo da sua quantidade de movimento, em kg.m/s, ao fim de 8 s.

03-Uma força de 5000 N é aplicada a um objeto de forma indefinida, produzindo um impulso de módulo 1000 N.s. Sabendo que a força é horizontal e para a direita, determine o tempo de contato da força sobre o corpo e a direção do impulso.

04-Uma bola de massa m = 0,40 kg tem inicialmente velocidade . A bola bate em uma parede e volta com velocidade . Sendo vi = 20 m/s e vf = 15 m/s, calcule o módulo da  variação da quantidade de movimento.

05-(Cesgranrio) - De acordo com um locutor esportivo, em uma cortada do Negrão (titular da Seleção Brasileira de Voleibol), a bola atinge a velocidade de 108 km/h. Supondo que a velocidade da bola imediatamente antes de ser golpeada seja desprezível e que a sua massa valha aproximadamente 270 g, então o valor do impulso aplicado pelo Negrão à bola vale, em unidade do S.I., aproximadamente.

06-Um astronauta, de massa 70 kg, se soltou da estação espacial para efetuar um reparo num equipamento, e percebeu que a estação começou a se afastar dele a uma velocidade de 0,5 m/s. Ele também se esqueceu de se equipar com uma unidade de manobra (tanque de gás pressurizado), e tudo que ele possuía era a ferramenta que estava usando para realizar o reparo, cuja massa é de 6 kg. Qual valor mais se aproxima da velocidade mínima com que ele precisaria jogar essa ferramenta para conseguir alcançar a estação espacial?

07-Considere um sistema formado por duas partículas de massas iguais a 4 kg e 5 kg, que se movimentam sobre uma superfície horizontal, com velocidades de módulos iguais a 2,0 m/s e 1,2 m/s, respectivamente, em direções perpendiculares entre si. Qual é o valor da quantidade de movimento desse sistema de duas partículas? 

08- Em plena feira, enfurecida com a cantada que havia recebido, a mocinha, armada com um tomate de 120 g, lança-o em direção ao atrevido feirante, atingindo-lhe a cabeça com velocidade de 6 m/s. Se o choque do tomate foi perfeitamente inelástico e a interação trocada pelo tomate e a cabeça do rapaz demorou 0,01 s, determine a intensidade da força média associada à interação.

09-Um jogador de hockey no gelo consegue imprimir uma velocidade de 162 km/h ao puck disco), cuja massa é de 170 g. Considerando-se que o tempo de contato entre o puck e o stick (o taco) é da ordem de um centésimo de segundo, determine a força impulsiva média, em newton.

10- A força resultante que atua sobre um bloco de 2,5kg, inicialmente em repouso, aumenta

uniformemente de zero até 100 N em 0,2 s, conforme a figura a seguir. Determine o impulso.



.Gabarito:

1-v=0,8m/s

2-I=1,2N.s

3-t=0,2s

4-Q= 14kg.m/s

5-I=8,1N.s

6-v=5,83 m/s

7-Qresultante=10 kg.m/s

8- F=72  N

9- F=765 N

10-I=10N

Nenhum comentário:

Postar um comentário