Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de setembro de 2023

Revisão para IF

01-No arranjo experimental da figura ao lado, os corpos A e B têm, respectivamente, massas iguais a 6 kg e 2 kg. Os fios e as polias têm massas desprezíveis. Não há atrito entre o fio e a polia. 

Adote g= 10 m/s². 

Determine:

a) a aceleração do conjunto;

b) as trações nos fios.

Considere que o sistema partiu do repouso.

02-(OBF-Modificada) Na figura a seguir, a massa do corpo A é 30 kg e a massa de B é 70 kg. Considerando que a corda e a polia sejam ideais e de peso desprezível, ilustre as forças e calcule o valor da aceleração e da tensão da corda que une os dois corpos. Despreze qualquer tipo de atrito.


03-Nas figuras a seguir estão indicadas as leituras de um dinamômetro preso ao teto de um elevador que sobe, estando um corpo de massa 1,0 kg pendurado na extremidade do aparelho. Com base nesses dados, responda: como é o movimento de subida do elevador, nas três situações esquematizadas — acelerado, retardado ou uniforme? Justifique. Considere g = 10 m/s².


04-(Fuvest-SP) As figuras mostram dois arranjos (A e B) de polias, construídos para erguer um corpo de massa m = 8 kg. Despreze as massas das polias e da corda, bem como os atritos. Calcule as forças FA e FB, em newtons, necessárias para manter o corpo suspenso e em repouso nos dois casos (use g = 10 m/s²).

05-(Olimpíada Paulista de Física) Um homem de 70 kg está em cima de uma balança dentro de um elevador. Determine qual é a indicação da balança, nas seguintes situações:

a) O elevador subindo acelerado com aceleração de 3 m/s².
b) O elevador subindo com velocidade constante de 2 m/s.
c) O elevador descendo acelerado com aceleração de 1 m/s².
d) O elevador caindo em queda livre.
Considere a balança graduada em newtons e adote g= 10 m/s².

06- (Cesgranrio-RJ) Um corpo de peso P encontra-se em equilíbrio, devido à ação da força F, como indica a figura abaixo.


Os pontos A, B e C são os pontos de contato entre os fios e a superfície. A força que a superfície exerce
sobre os fios nos pontos A, B e C são respectivamente:
07- (UNESP-SP) Dois blocos estão suspensos em um campo gravitacional de aceleração g, por duas cordas A e B de massas desprezíveis, como indica a figura.


Determine as tensões em cada corda nos seguintes casos:

a) os corpos são mantidos suspensos em repouso pela força .

b) os corpos são submetidos a uma força tal que os acelera a 2,0m/s², para cima.

8- Numa situação de emergência, um bombeiro precisa retirar do alto de um prédio, usando uma corda, um adolescente de 50 kg. A corda suporta, no máximo, 400 N. Uma alternativa é fazer com que o adolescente desça com uma certa aceleração, para que a tensão na corda não supere o seu limite. Considere as condições citadas e que o valor da aceleração da gravidade local igual a 10 m/s². Calcule o módulo dessa aceleração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário