Pesquisar este blog

terça-feira, 27 de junho de 2023

IF-Questões sobre as Leis de Newton

 01-Relacione as três leis de Newton com os respectivos enunciados.

  1. 1ª lei de Newton
  2. 2ª lei de Newton
  3. 3ª lei de Newton

(  ) Determina que a força resultante é igual ao produto da massa pela aceleração do corpo.

(  ) Enuncia que a toda ação existe uma reação de mesma intensidade, mesma direção e sentido oposto.

(  ) Indica que um corpo tende a permanecer em seu estado de repouso ou em movimento retilíneo uniforme, a menos que uma força resultante passe a atuar sobre ele.

02-Aplica-se uma força de 20 N a um corpo de massa m. O corpo desloca-se em linha reta com velocidade que aumenta 10 m/s a cada 2 s. Qual o valor, em kg, da massa m?

03-Um elevador com massa igual a 700 kg, sobe com aceleração constante de 1,5m/s². Determine a força que tensiona os cabos para fazer o elevador subir admitindo que a aceleração foi constante durante toda a subida. 

04- (G1) A segunda lei de Newton afirma que o módulo da aceleração adquirida por um corpo é proporcional à intensidade da força resultante sobre ele e inversamente proporcional à sua massa. Assim, observando a figura a seguir e admitindo que a superfície seja horizontal, determine a aceleração da caixa retangular, sabendo que sua massa é de 2,5 kg e as forças F1 e F2 são horizontais e opostas.


05-Determine a aceleração de um bloco de massa 2 kg e que desliza, num plano horizontal sem atrito, na figura a seguir.

06- Dois blocos A e B, de massas respectivamente iguais a 2 kg e 3 kg, estão apoiados numa superfície horizontal perfeitamente lisa. Uma força horizontal F, de intensidade constante F = 10 N, é aplicada no bloco A. 


Determine: 
a) a aceleração adquirida pelo conjunto; 
b) a intensidade da força que A aplica em B.

07- A corda da figura a seguir suporta uma tensão máxima de 300 N. Um jovem coloca um corpo de 40 kg em sua extremidade e a solta a corda de forma que o bloco desce com aceleração constante. 


Determine a aceleração do bloco.

Gabarito:
01- 
(2)
(3)
(1)
02-m=4kg
03-F=8050N
04-a=8m/s²
05-a=3m/s²
06-a)a=2m/s²
b)FB=6N
07-2,5m/s²


Nenhum comentário:

Postar um comentário