Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de junho de 2023

FGB-REVISÃO

01-Duas forças perpendiculares, de 6 N e 8 N, são aplicadas a um corpo de massa igual a 20 kg. Determine o módulo da aceleração sofrida por esse corpo considerando que não haja quaisquer outras forças atuando sobre ele.

02-(PUC Minas–2007) Um bloco de massa 3,0 kg é pressionado contra uma parede vertical por uma força F, conforme ilustração. Considere a gravidade como 10 m/s2, o coeficiente de atrito estático entre o bloco e a parede como 0,20 e o coeficiente de atrito cinético como 0,15. F O valor MÍNIMO da força F para que o bloco permaneça em equilíbrio estático é de 


A) 150 N.

B) 125 N.

C) 90 N.

D) 80 N.

03-(PUC-RS) Um professor pretende manter um apagador parado, pressionando-o contra o quadro de giz (vertical). Considerando P o peso do apagador, e o coeficiente de atrito entre as superfícies do apagador e a do quadro igual a 0,20, a força mínima aplicada, perpendicular ao apagador, para que este fique parado, é

a) 0,20.P. 
b) 0,40.P. 
c) 1,0.P. 
d) 2,0.P. 
e) 5,0.P.

04-(PUC Minas–2007) Na figura, o bloco A tem uma massa MA = 80 kg e o bloco B, uma massa MB = 20 kg. São ainda desprezíveis os atritos e as inércias do fio e da polia e considera-se g = 10 m/s2.



Sobre a aceleração do bloco B, pode-se afirmar que ela será de

A) 10 m/s2 para baixo.

C) 4,0 m/s2 para baixo.

B) 4,0 m/s2 para cima.

D) 2,0 m/s2 para baixo.

 

05- No arranjo experimental da figura não há atrito algum e o fio tem massa desprezível. Adote g = 10 m/s2. 



Determine:

a) a aceleração do corpo A;

b) a tração no fio.

06- Uma força horizontal de intensidade F = 10 N é aplicada no bloco A, de 6 kg, o qual está apoiado em um segundo bloco B, de 4 kg. Os blocos deslizam sobre um plano horizontal sem atrito.

 



Determine:

a) a aceleração do conjunto;

b) a intensidade da força que um bloco exerce no outro;

c) a intensidade da força resultante em A e em B.


07- (UFMG) Um carro está andando ao longo de uma estrada reta e plana. Sua posição em função do tempo está representada neste gráfico a seguir. Sejam VP, VQ e VR os módulos das velocidades do carro, respectivamente, nos pontos P, Q e R, indicados nesse gráfico. Com base nessas informações, é correto afirmar que:
08-Dado o gráfico da velocidade escalar v = f(t), determine:


a) a aceleração escalar do movimento de 0 a 2 s e de 2 s a 6 s;

b) a variação do espaço de 0 a 6 s;

c) o instante e a posição em que ocorre mudança de sentido, sabendo que, no instante t0= 0, o móvel se encontrava na origem dos espaços.


09- O gráfico abaixo indica como varia o espaço de um móvel em função do tempo para certo MUV.


Determine:
a) a aceleração do móvel, em m/s²;
b) a velocidade inicial do móvel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário