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quarta-feira, 25 de outubro de 2023

Lista de Apoio - AVI - 3ª Etapa

 Gravitação Universal (FrenteA)
Q.1 Quais são as características da órbita que um planeta descreve em torno do Sol? Defina afélio e periélio. Em qual dessas posições o planeta apresenta maior velocidade?
 
Q.2 (Unicamp-SP) A figura abaixo representa exageradamente a trajetória de um planeta em torno do Sol. O sentido do percurso é indicado pela seta.


O ponto V marca o início do verão no hemisfério Sul e o ponto I marca o início do inverno. O ponto P indica a maior aproximação do planeta ao Sol, o ponto A marca o maior afastamento. Os pontos V, I e o Sol são colineares, bem como os pontos P, A e o Sol.
a) Em que ponto da trajetória a velocidade do planeta é máxima? Em que ponto essa velocidade é mínima? Justifique sua resposta.
b) Segundo Kepler, a linha que liga o planeta ao Sol percorre áreas iguais em tempos iguais. Coloque em ordem crescente os tempos necessários para realizar os seguintes percursos: VPI, PIA, IAV, AVP.
 
Q.3 Um planeta descreve um quarto de sua órbita em torno de seu Sol, num sistema planetário de outra galáxia, em 28 dias terrestres. Determine  o período de translação desse planeta em torno de seu Sol.
 


Q.4 O período de translação de Urano em torno do Sol equivale a 84 anos terrestres, aproximadamente. Supondo o raio médio da órbita de Urano cerca de 4 vezes maior que o da órbita de Júpiter, determine, aproximadamente, o período de translação de Júpiter, expresso em anos terrestres.
 
Q.5 O planeta Marte está a uma distância média igual a 2,3 x 108 km do Sol. Sendo 6,4 x 1023 kg a massa de Marte e 2,0 x 1030 kg a massa do Sol, determine a intensidade da força com que o Sol atrai Marte. É dada a constante de gravitação universal G = 6,67 x 10-11 Nm²/Kg².
.
Q.6 Calcule aproximadamente a intensidade da força de atração gravitacional do Sol sobre a Terra. Dados aproximados: massa do Sol 2,0 x 1030 kg; massa da Terra 6,0 x 1024 kg; distância média do Sol à Terra d =1,5 x 1011 m; constante de gravitação universal G = 6,7 x 10-11 (SI).
 
Q.8 Calcule aproximadamente a intensidade da força de atração gravitacional da Terra sobre a Lua. Compare a intensidade dessa força com a intensidade da força de atração Sol Terra do exercício anterior.
Dados aproximados:
massa da Terra M = 6,0 x 1024 kg;
massa da Lua m = 7,0 x 1022 kg; distância média da
Terra à Lua d = 4,0 x 108 m; constante de gravitação universal G =6,7 x 10-11 (SI).
 

Q.9 A massa da Terra é aproximadamente igual a 81 vezes a massa da Lua e o seu raio é aproximadamente 3,7 vezes o raio da Lua. Se gT é a aceleração da gravidade na superfície da Terra, determine a aceleração da gravidade na Lua gL em relação a gT. Quanto pesará, na Lua, um corpo de peso 60 N na superfície da Terra?
 
Q.10 O planeta X tem a metade da massa do planeta Y e raio quatro vezes menor. Compare as acelerações da gravidade, gX e gY, nas superfícies desses planetas.
 
Q.11 Dois corpos estão situados a uma distância r um do outro, atraindo-se com força de intensidade 5 N.
Qual será a nova intensidade da força de interação entre eles se:
a) a massa de um deles for duplicada?
b) a massa de ambos for triplicada?
c) a distância entre eles for reduzida à metade?
 
Q.12 A massa da Terra é aproximadamente igual a 81 vezes a massa da Lua e o seu raio é aproximadamente 3,7 vezes o raio da Lua. Se gT é a aceleração da gravidade na superfície da Terra, determine a aceleração da gravidade na Lua gL em relação a gT. Quanto pesará, na Lua, um corpo de peso 60 N na superfície da Terra?
Q.13 Se existisse um planeta de massa oito vezes maior que a da Terra e raio três vezes maior, qual seria a relação entre a aceleração da gravidade na superfície desse planeta gp e a aceleração da gravidade na superfície da Terra gT?
Q.14
Associe a primeira coluna de acordo com a segunda e, a seguir, marque a opção que contiver a ordem correta.
1. Modelo dos gregos (século III a.C.)
2. Sistema de Ptolomeu (século II d.C.)
3. Sistema de Copérnico (século XVI)
( ) Os planetas movem-se em círculos cujos centros giram em torno da Terra.
( ) O Sol está em repouso. Os planetas (inclusive a Terra) giram em torno dele em órbitas circulares.
( ) A Terra ocupa o centro do universo. O Sol, a Lua e as estrelas estão incrustados em esferas que
giram em torno dela.

 
Q.15 É bem conhecida a Lei das Áreas, de Kepler, segundo a qual “o segmento que liga um planeta ao Sol varre áreas iguais em tempos iguais”. Esta lei é obedecida pelos outros corpos que orbitam o Sol, como é o caso do cometa Hale-Bopp, que passou recentemente nas proximidades da Terra. Na figura abaixo, estão esquematizados o Sol e a órbita do cometa.


Em que ponto o cometa desenvolve a maior e menor velocidade.
Refração,Lei de Snell-Descartes,Lentes e Defeitos da Visão (FrenteB)
Q.1 A figura mostra a trajetória de um raio de luz que se dirige do ar para uma substância X.
Usando a lei de Snell e a tabela dada, determine o índice de refração da substância X em relação ao ar.
 
Q.2 Dispõe-se de uma cuba semicircular, que contém um líquido transparente, imersa no ar (n=1). Um raio de luz monocromática incidente (I) e o respectivo raio refratado (R) estão representados na figura a seguir.
 



Determine o índice de refração absoluto do líquido.

 
Q.3 Um estudante deseja queimar uma folha de papel, concentrando, com apenas uma lente, um feixe de luz solar na superfície da folha. Para tal, ele dispõe de 4 lentes de vidro, cujos perfis são mostrados a seguir:

Para conseguir seu intento, indique quais tipos de lentes ele poderá usar.

Q.4 (UFRR) “Podemos definir o defeito visual hipermetropia como sendo um defeito oposto ao defeito visual miopia (não permite visão nítida de um objeto distante). A hipermetropia caracteriza-se por um achatamento do olho na direção do eixo anteroposterior ou por uma convergência diminuída em relação ao olho normal. No caso da hipermetropia, a imagem é formada depois da retina e isso provoca falta de nitidez na formação de imagens próximas.
Para que uma pessoa hipermétrope consiga enxergar com nitidez os objetos que estão próximos a ela, é necessário aumentar a convergência de seu olho.
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/hipermetropia.htm
em 18/07/2016
Uma pessoa que possui hipermetropia pode utilizar lentes para corrigir esse defeito visual. Nesse caso, pode-se utilizar
A) lentes biconvexas;
B) lentes planas e paralelas;
C) espelhos convexos;
D) lentes bicôncavas;
E) lentes plano-côncavas.

Q.5 (UFRGS) Selecione a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas do seguinte texto:
Uma pessoa vê nitidamente um objeto quando a imagem desse objeto se forma sobre a retina. Em pessoas míopes, a imagem se forma à frente da retina. Em pessoas hipermétropes, os raios luminosos são interceptados pela retina antes de formarem a imagem (diz-se, então, que a imagem se forma atrás da retina).Pessoas míopes devem usar óculos com lentes _________________, e pessoas hipermétropes devem usar óculos com lentes _________________.
A) convergentes – biconvexas
B) convergentes – divergentes
C) plano-convexas – divergentes
D) divergentes – bicôncavas
E) divergentes – convergentes

Q.6 O olho humano é formado, basicamente, por um conjunto de lentes convergentes (córnea e cristalino), que tem a função de projetar imagens sobre a retina para que a pessoa possa enxergar nitidamente. Observe as figuras a seguir, que ilustram dois dos problemas de visão mais comuns: 


A) No problema 1, o olho está muito convergente, o que é chamado de hipermetropia, e esse problema é corrigido por lentes divergentes. 
B) No problema 2, o olho está muito convergente, o que é chamado de hipermetropia, e esse problema é corrigido por lentes divergentes. 
C) No problema 1, o olho está muito convergente, o que é chamado de miopia, e esta é corrigida por lentes divergentes. 
D) No problema 2, o olho está pouco convergente, o que é chamado de miopia, que é corrigida por lentes convergentes. 
E) No problema 1, o olho está pouco convergente, o que é chamado de miopia, que é corrigida por lentes convergentes.

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