Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de agosto de 2023

Exercícios Sobre MCU e Refração

MCU

1-Uma roda efetua 120 rpm. Calcule:

a) sua frequência em hertz;

b) seu período em segundos.

2-Os primeiros satélites artificiais lançados em torno da Terra (1957-1958) levavam aproximadamente

120 min para dar uma volta completa em movimento periódico. Determine:

a) o período em segundos;

b) a frequência em hertz.

3-Um corpo gira com MCU completando uma volta em cada 4 s. O raio é 5 cm. Determine:

a) o período;

b) a velocidade angular.

4-Duas polias, A e B, ligadas por uma correia têm 10 cm e 20 cm de raio, respectivamente. A primeira

efetua 40 rpm. 



Calcule:

a) a frequência da segunda polia;

b) a velocidade linear dos pontos da correia.

Refração

1-A luz amarela se propaga em um determinado vidro com velocidade de 200.000 km/s. Sendo 300.000 km/s a velocidade da luz no vácuo, determine o índice de refração absoluto do vidro para a luz amarela.

2-Um feixe de luz vermelha é emitido por uma caneta laser (apontador laser) e viaja no ar com uma velocidade de propagação na ordem de 300.000 km/s (c = 3 . 10+8 m/s). Esse feixe de laser passa através de uma peça de acrílico cujo índice de refração vale n = 1,46. Determine a velocidade de propagação do feixe de laser dentro da peça de acrílico.

3-(UFMG) - Um professor pediu a seus alunos que explicassem por que um lápis, dentro de um copo com água, parece estar quebrado, como mostrado nesta figura.



Bruno respondeu: “Isso ocorre porque a velocidade da luz na água é menor que a velocidade da luz no ar”. Tomás explicou: “Esse fenômeno está relacionado com a alteração da frequência da luz quando esta muda de meio”. Considerando-se essas duas respostas, é CORRETO afirmar que
a) apenas a de Bruno está certa.
b) apenas a de Tomás está certa.
c) as duas estão certas.
d) nenhuma das duas está certa.

4-(UFMG) Nas figuras I, II e III, estão representados fenômenos físicos que podem ocorrer quando um feixe de luz incide na superfície de separação entre dois meios de índices de refração diferentes. Em cada uma delas, estão mostradas estão mostradas as trajetórias desses feixes.

Considerando-se essas informações, é correto afirmar que ocorre mudança no módulo da velocidade do feixe de luz apenas no(s)  fenômeno(s) físico(s) representado(s) em:

5-(UFC) O índice de refração de um material é a razão entre:

a) a densidade do ar e a densidade do material.

b) a intensidade da luz no ar e a intensidade da luz no material.

c) a freqüência da luz no vácuo e a freqüência da luz no material.

d) a velocidade da luz no vácuo e a velocidade da luz no material.

e) o comprimento de onda da luz no vácuo e o comprimento de onda da luz no material.

6-(UFRR) Em um experimento, temos uma placa de vidro que é atravessada por um feixe de luz. Nesta placa de vidro, em especial, a velocidade da luz é 2,5 x 108 m/s. Considerando a velocidade da luz no vácuo como sendo igual a 3,0 x 108 m/s, determine o índice de refração do vidro neste experimento.

7-(UFGD) Um feixe de luz que se propaga inicialmente no ar, com índice de refração n1, é refratado e atravessa três materiais transparentes com índices de refração n2, n3 e n4, como mostra a figura a seguir.




Se θ4 > θ1 > θ2 > θ3, então:

a) n1 < n2 e n2 > n3


b) n4 < n3 e n3 > n1

c) n3 < n2 e n2 < n1

d) n2 > n4 e n4 > n3

e) n4 > n3 e n3 > n1

8-Em um laboratório de ótica, é realizada uma experiência de determinação dos índices de refração absolutos de diversos materiais. Dois blocos de mesmas dimensões e em forma de finos paralelepípedos são feitos de cristal e de certo polímero, ambos transparentes. Suas faces de maior área são, então, sobrepostas e um estreito feixe de luz monocromática incide vindo do ar e no ar emergindo após atravessar os dois blocos, como ilustra a figura.Qual dos meios é o mais refringente? Justifique sua resposta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário