Pesquisar este blog

quarta-feira, 7 de junho de 2023

Atividade 1 - As Leis de Newton

1-Um foguete de propulsão a ar comprimido e água sobre durante 3,0 s, com aceleração aproximadamente constante de 4,0 m/s². Considere que, nesse intervalo de tempo, a massa do foguete foi praticamente constante de 1,0 kg e que a aceleração da gravidade seja 10 m/s².
 

Acesso em  https://encurtador.com.br/sJK15 Disponível em 5 de junho de 2023.

A) identifique na figura os pares de força responsáveis que atuam no foguete;
B) calcule a força de propulsão no foguete.

2-A imagem mostra um garoto sobre um skate em movimento com velocidade constante que, em seguida, choca-se com um obstáculo e cai. 
 

A queda do garoto justifica-se devido a uma das leis de Newton. RESPONDA qual lei é essa e JUSTIFIQUE a sua resposta. 
Responda, qual a lei de Newton está relacionado a situação da figura. Justifique a sua resposta.

3-Veja a figura abaixo: nela há um bloco de massa m = 2,5 kg. Suponha que o bloco esteja submetido a duas forças horizontais de intensidades F1 = 100 N e F2 = 75 N. DETERMINE a aceleração adquirida pelo bloco, nas unidades do SI.
 

4-Um nadador, conforme mostrado na figura, imprime uma força com as mãos na água (F1) trazendo-a na direção de seu tórax. A água, por sua vez, imprime uma força no nadador (F2) para que ele se mova para frente durante o nado. COMPLETE as frases abaixo com uma das opções contidas dentro dos parênteses.
 

a) A lei que descreve o caso do nadador acima é a _____________________________Lei de Newton. (Primeira/Segunda/Terceira) 
b) O módulo da força F1 é __________________________________ao módulo da força F2. 
(Igual /Maior/ Menor)

5-A tirinha a seguir apresenta uma situação física.
 

A fala da personagem faz referência a QUAL lei física? JUSTIFIQUE sua resposta. 

6-O bloco da figura, de massa 5 Kg, move-se com velocidade constante num plano horizontal, sob a ação da força F, constante e horizontal. 
 

Se o coeficiente de atrito entre o bloco e o plano vale 0,20, e a aceleração da gravidade, 10m/s², DETERMINE o módulo da força F, em Newtons.

7-Um estudante do ensino médio realizou um experimento com o objetivo de comprovar a Lei de Hooke e determinar a constante elástica de uma mola. O esquema e o gráfico a seguir apresentam as informações obtidas pelo estudante.



De acordo com o experimento determine a constante elástica obtida pelo estudante em N/m.



Nenhum comentário:

Postar um comentário