Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de março de 2023

Cinemática MU,MUV,Queda Livre e Movimento Bidimensional

 01-(Enem/2017) Medir distâncias sempre foi uma necessidade da humanidade. Ao longo do tempo fez-se necessária a criação de unidades de medidas que pudessem representar tais distâncias, como, por exemplo, o metro. Uma unidade de comprimento pouco conhecida é a Unidade Astronômica (UA), utilizada para descrever, por exemplo, distâncias entre corpos celestes. Por definição, 1 UA equivale à distância entre a Terra e o Sol, que em notação científica é dada por 1,496 x 102 milhões de quilômetros. Na mesma forma de representação, 1 UA, em metro, equivale a

a) 1,496 x 1011 m  b) 1,496 x 1010 m c) 1,496 x 10m    d) 1,496 x 10m      e) 1,496 x 10m

02-(ENEM) A gripe é uma infecção respiratória aguda de curta duração causada pelo vírus influenza. Ao entrar no nosso organismo pelo nariz, esse vírus multiplica-se, disseminando-se para a garganta e demais partes das vias respiratórias, incluindo os pulmões. O vírus influenza é uma partícula esférica que tem um diâmetro interno de 0,00011 mm.

Disponível em: www.gripenet.pt. Acesso em: 2 nov. 2013 (adaptado).

Em notação científica, o diâmetro interno do vírus influenza, em mm, é

 

A) 1,1 × 10-1 

B) 1,1 × 10-2

C) 1,1 × 10-3

D) 1,1 × 10-4

E) 1,1 × 10-5


3-Andrômeda é uma galáxia distante 2,3 x 106 anos-luz da Via Láctea, a nossa galáxia. Determine a distância aproximada da luz proveniente de Andrômeda, viajando à velocidade de 3,0 x 105 km/s, e sendo 1 ano-luz aproximadamente 9,0x1012 km.

4-Um automóvel mantém uma velocidade escalar constante de 72,0 km/h. Determine a distância por ele percorrida em 1h10min.

5- Ao passar pelo marco "km 200" de uma rodovia, um motorista vê um anúncio com a inscrição "Abastecimento e Restaurante a 30 minutos". Considerando-se que esse posto de serviços se encontra junto ao marco "km 245" dessa rodovia, calcule a velocidade média que o anunciante prevê, para os carros que trafegam nesse trecho em km/h.

6- Uma formiga sai do formigueiro, com velocidade constante, em direção a um determinado local onde havia comida. Do formigueiro até o local citado, ela percorreu um trajeto de 350cm com 0,5m/s de velocidade. CALCULE quanto tempo a formiga gastou no percurso entre o formigueiro e o local em que encontrou a comida.

7-Um carro com velocidade constante de 72 Km/h persegue outro que está a 200 metros de distância a sua frente, com velocidade constante de 54 Km/h. CALCULE o instante que os carros irão se encontrar. 

8- Dois objetos A e B, percorrem a mesma trajetória e suas posições são medidas a partir de uma origem comum. Suas funções horárias da posição são XA=10+2t e XB= 40-4t onde X é medido em metros e t em segundos. De acordo com esses dados determine:

A) o instante do encontro dos objetos; 

B) a posição dos objetos no instante do encontro. 

9- (UFU-MG) De um avião que voa de leste para oeste com velocidade constante, abandona-se uma bomba. Despreze o atrito com o ar e esboce a trajetória da bomba quando vista:

A) em relação a um observador fixo no solo;

B) em relação a um observador no avião.

os carros irão se encontrar. 

10-O gráfico a seguir representa os movimentos das partículas A e B. A Partícula A sai da posição d=0 m e alcança a partícula B, que sai da posição d=6m. Sendo as velocidades de A e B, iguais a 5m/s e B 2m/s. 



Determine: 

A) escreva a função horária da posição das partículas A e B;

B) o instante em que elas se encontram;

C) a posição de encontros das partículas.


11- Partindo do repouso, um avião percorre a pista com aceleração constante e atinge a velocidade de 360 km/h em 25 s. Calcule o valor da aceleração, em m/s²?
12- Um corpo inicialmente com 10 m/s, possui aceleração constante de 4 m/s², determine:
a)sua velocidade no tempo t=3s;  
b)a distância que percorre no tempo t=3s.
13-Um corpo com velocidade inicial de 20m/s, possui aceleração constante de 4 m/s², determine:
a)Sua velocidade em t=3s;    
b)A distância que percorre em t=3s.
14- Um corpo com velocidade de 100m/s é freado uniformemente com 4m/s².  Determine:
a)Sua velocidade em t=5s; 
b)O tempo gasta até parar; 
c)A distância que percorre até parar.
15-Um carro está a 25 m de distância da faixa de pedestre quando o sinal fica vermelho para ele. O motorista pisa no freio sujeitando o carro a uma desaceleração constante de – 8,0 m/s2. Determine:
A) a velocidade mínima que ele pode estar desenvolvendo no instante inicial da freada, para parar encostado à faixa.
B) qual a distância necessária para parar se a velocidade inicial fosse o dobro.
16-Um móvel parte do repouso e após percorrer 10 m numa trajetória retilínea possui velocidade de 40 m/s. Qual sua aceleração?
17-Um móvel inicialmente em repouso adquire uma aceleração de 10 m/s². Determine a distância percorrida quando sua velocidade for igual a 50 m/s.
18- Quando um corpo é lançado verticalmente para cima, qual o valor de sua velocidade quando atinge a altura máxima? E de sua aceleração?
19- Um corpo é abandonado do alto de uma torre de 125m de altura em relação ao solo. Desprezando a resistência do ar e admitindo g=10m/s²,calcule:
a) o tempo gasto para atingir o solo; b) a velocidade ao atingir o solo.
20- Um corpo é abandonado de uma certa altura e atinge o solo com uma velocidade de 80m/s. Determine: a)a altura de onde ele foi abandonado; b)o tempo gasto para atingir o solo.
21-Um paraquedista radical pretende atingir a velocidade do som. Para isto seu plano é saltar de um balão estacionário na alta atmosfera, equipado com roupas pressurizadas. Como nessa altitude o ar é muito rarefeito, a força de resistência do ar é desprezível. Suponha que a velocidade inicial do paraquedista em relação ao balão seja nula e que a aceleração da gravidade seja igual a 10m/s². A velocidade do som nessa altitude é 300m/s. De acordo com essa situação, determine a altura percorrida.
22-O canhão dispara obliquamente uma bala com velocidade inicial de 20 m/s formando um ângulo de 60º com a horizontal no vácuo. Considere a g=10m/s², sen60º=0,8 e cos60º=0,5, determine:


A) as componentes Vx e Vy;
B) a altura máxima atingida pelo móvel; 
C) o tempo para atingir o solo;
D) o alcance horizontal do lançamento. 

23-(Mackenzie-SP) Arremessa-se obliquamente uma pedra, como mostra a figura.

Nessas condições, temos que a componente:

A) vertical da velocidade é nula no ponto E.
B) vertical da velocidade é máxima no ponto C. 
C) horizontal da velocidade tem o mesmo valor nos pontos A, B, C, D e E.
D) horizontal da velocidade da pedra é maior em A do que nos pontos B, C, D e E.
E) resultante da velocidade da pedra no ponto A é a mesma que nos pontos B, C e D.

24-Um corpo é atirado obliquamente no vácuo como na figura a seguir com velocidade inicial de v=100m/s, numa direção que forma com a horizontal um ângulo θ tal que senθ = 0,8 e cosθ = 0,6. 
Adotando g=10m/s², determine:
A) a altura máxima atingida pelo móvel; 
B) o alcance horizontal do lançamento. 

25-Um canhão dispara uma bala com velocidade inicial igual a 500m/s (em módulo), a 45° com a horizontal. Desprezando o atrito e considerando g = 10m/s², determine o alcance máximo horizontal da bala.

26-





Nenhum comentário:

Postar um comentário