Método
Científico
Conjunto de abordagens, técnicas e processos utilizados pela ciência para formular e
resolver problemas de aquisição objetiva do conhecimento, de uma maneira sistemática.
“Pesquisa científica é a realização concreta de uma investigação planejada,
desenvolvida e redigida de acordo com as normas consagradas pela ciência.”
A escrita deve ser clara, correta e precisa.
A redação deve ser impessoal, tanto quanto possível redigida na terceira pessoa.
1. TEMA
-
assunto
Assunto que quer desenvolver.
A escolha geralmente é difícil.
Requer esforço pessoal do aluno contando com a ajuda do orientador.
2. PROBLEMA
Questão fundamentada na literatura.
Importante: reflexão e leitura.
Todo o processo de investigação é procura de resposta ao
problema de
pesquisa (direciona a pesquisa).
É o núcleo do tema.
É uma questão resolvível.
Como formular um problema?
o problema deve ser formulado como pergunta;
o problema deve ser claro e preciso;
o problema deve ser empírico (ou seja, baseado na
experiência);
o problema deve ser suscetível de solução;
o problema deve ser delimitado a uma dimensão (a
delimitação do problema
guarda estreita relação com
os meios disponíveis para a investigação).
3. OBJETIVOS
Questões orientadoras de pesquisa questões que possibilitam a compreensão
da pesquisa;
O que se pretende
alcançar com o trabalho.
3.1
Objetivo Geral
Deve ser explicitado de modo claro, preciso e
delimitado. Tem-se em vista
o problema.
Verbos: analisar, avaliar, caracterizar, discutir,
diagnosticar, investigar,
implantar, estudar, promover, pesquisar,
realizar, determinar.
Utiliza-se 1 objetivo geral.
3.2
Objetivos Específicos
Derivam
do objetivo geral e apresentam as distintas ações que devem ser
desenvolvidas.
Verbos:
indicar, desenhar, colaborar, descrever, desenvolver, utilizar, divulgar,
elaborar,empreender,
explicar, evidenciar, identificar, interpretar, investigar,
levantar,
localizar, realizar, reconhecer, reunir, sugerir, verificar.
Utilizam-se em torno
de 3 objetivos específicos.
4. JUSTIFICATIVA:
Motivação
e interesse pessoal.
Relevância
social.
Por
que pesquisar? Justificativas da escolha do problema. Diz respeito
às
relevâncias
(pertinências) do estudo proposto.
Por
que vocês querem realizar essa pesquisa?
Tem
importância teórica e/ou prática?
Qual
a contribuição que vocês pretendem trazer com esse trabalho?
Por
que você escolheu determinado tema e não outro?
Reflitam
sobre a motivação, escrevendo sobre a opção, importância,
interesse
para a comunidade e
atualidade do assunto.
5. DESENVOLVIMENTO
REVISÃO
DE LITERATURA (REFERENCIAL TEÓRICO)
Busca
de informações e de dados disponíveis em publicações – livros , teses e artigos
de
origem nacional ou
internacional, e na internet (sites confiáveis), realizados por
outros
pesquisadores.
É
a construção de uma base conceitual organizada e sistematizada do conhecimento
disponível
pertinente a ser
pesquisado.
Buscam-se
teorias, abordagens e estudos que permitam compreender o fenômeno de
múltiplas
perspectivas.
Em
média 3 tópicos.
O
papel do pesquisador é de promover um diálogo entre diferentes autores.
Não é cópia!!
Citação
direta x citação indireta.
Referenciar
corretamente os autores.
6. METODOLOGIA (os recursos devem
estar devidamente
descritos)
É
a explicação minuciosa, detalhada, rigorosa e exata de toda ação
desenvolvida
no
método (caminho) do
trabalho de pesquisa.
É
a explicação do tipo de pesquisa, do instrumental utilizado
(questionário,
Entrevista
e etc), do tempo previsto,
da equipe de pesquisadores e da
divisão
do
trabalho, das formas de tabulação e
tratamento dos dados, enfim, de tudo
aquilo
que se utilizou no trabalho de pesquisa.
Pré-projeto:
futuro.
Documentação
da pesquisa: passado.
7. CONSIDERAÇÕES
FINAIS
É a parte na qual os
autores se colocam com
liberdade científica, avaliando os
resultados
obtidos e propondo soluções e aplicações práticas.
É relevante apontar a
importância do
desenvolvimento de pesquisas futuras.
Em
resumo, tradicionalmente temos de forma reduzida as seguintes etapas:
1. definição do tema, problema e
variáveis que devem ser observadas;
2. levantamento de informações sobre
o fenômeno observado;
3. elaboração de hipóteses sobre as
relações entre as variáveis;
4. realização de experimentos,
testes, observações e medidas;
5. análise dos resultados e
comparação com as hipóteses estabelecidas;
6. sistematização e elaboração das
condições pelas quais o experimentopode ser
generalizado;
7. construção de uma lei ou teoria.
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