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sexta-feira, 27 de março de 2020

Método Científico


Conjunto de abordagens, técnicas e processos utilizados pela ciência para formular e
resolver problemas de aquisição objetiva do conhecimento, de uma maneira sistemática.

“Pesquisa científica é a realização concreta de uma investigação planejada,
desenvolvida e redigida de acordo com as normas consagradas pela ciência.”

A escrita deve ser clara, correta e precisa.
A redação deve ser impessoal, tanto quanto possível redigida na terceira pessoa.

1.  TEMA - assunto

Assunto que quer desenvolver.
A escolha geralmente é difícil.
Requer esforço pessoal do aluno contando com a ajuda do orientador.
2.  PROBLEMA
Questão fundamentada na literatura.
Importante: reflexão e leitura.
Todo o processo de investigação é procura de resposta ao problema de
pesquisa (direciona a pesquisa).
É o núcleo do tema.
É uma questão resolvível.

Como formular um problema?
o problema deve ser formulado como pergunta;
o problema deve ser claro e preciso;
o problema deve ser empírico (ou seja, baseado na experiência);
o problema deve ser suscetível de solução;
o problema deve ser delimitado a uma dimensão (a delimitação do problema
guarda estreita relação com os meios disponíveis para a investigação).

3.  OBJETIVOS 

Questões orientadoras de pesquisa questões que possibilitam a compreensão
da pesquisa;
O que se pretende alcançar com o trabalho.

3.1  Objetivo Geral

Deve ser explicitado de modo claro, preciso e delimitado. Tem-se em vista
o problema.
Verbos: analisar, avaliar, caracterizar, discutir, diagnosticar, investigar,
implantar, estudar, promover, pesquisar, realizar, determinar.
Utiliza-se 1 objetivo geral.

3.2  Objetivos Específicos
Derivam do objetivo geral e apresentam as distintas ações que devem ser
desenvolvidas.
Verbos: indicar, desenhar, colaborar, descrever, desenvolver, utilizar, divulgar,
elaborar,empreender, explicar, evidenciar, identificar, interpretar, investigar,
levantar, localizar, realizar, reconhecer, reunir, sugerir, verificar.
Utilizam-se em torno de 3 objetivos específicos.

4.  JUSTIFICATIVA:

Motivação e interesse pessoal.
Relevância social.
Por que pesquisar? Justificativas da escolha do problema. Diz respeito
às relevâncias (pertinências) do estudo proposto.
Por que vocês querem realizar essa pesquisa?
Tem importância teórica e/ou prática?
Qual a contribuição que vocês pretendem trazer com esse trabalho?
Por que você escolheu determinado tema e não outro?
Reflitam sobre a motivação, escrevendo sobre a opção, importância,
interesse para a comunidade e atualidade do assunto.

5DESENVOLVIMENTO

REVISÃO DE LITERATURA (REFERENCIAL TEÓRICO)
Busca de informações e de dados disponíveis em publicações – livros , teses e artigos
de origem nacional ou internacional, e na internet (sites confiáveis), realizados por
outros pesquisadores.
É a construção de uma base conceitual organizada e sistematizada do conhecimento
disponível pertinente a ser pesquisado.
Buscam-se teorias, abordagens e estudos que permitam compreender o fenômeno de
múltiplas perspectivas.
Em média 3 tópicos.
O papel do pesquisador é de promover um diálogo entre diferentes autores.
Não é cópia!!
Citação direta x citação indireta.
Referenciar corretamente os autores.

6.  METODOLOGIA (os recursos devem estar devidamente descritos) 
É a explicação minuciosa, detalhada, rigorosa e exata de toda ação desenvolvida
no método (caminho) do trabalho de pesquisa.
É a explicação do tipo de pesquisa, do instrumental utilizado (questionário,
Entrevista e etc), do tempo previsto, da equipe de pesquisadores e da divisão 
do trabalho, das formas de tabulação e tratamento dos dados, enfim, de tudo
aquilo que se utilizou no trabalho de pesquisa.
Pré-projeto: futuro.
Documentação da pesquisa: passado.

7.  CONSIDERAÇÕES FINAIS

É a parte na qual os autores se colocam com liberdade científica, avaliando os
resultados obtidos e propondo soluções e aplicações práticas.
É relevante apontar a importância do desenvolvimento de pesquisas futuras.
Em resumo, tradicionalmente temos de forma reduzida as seguintes etapas:
1. definição do tema, problema e variáveis que devem ser observadas;
2. levantamento de informações sobre o fenômeno observado;
3. elaboração de hipóteses sobre as relações entre as variáveis;
4. realização de experimentos, testes, observações e medidas;
5. análise dos resultados e comparação com as hipóteses estabelecidas;
6. sistematização e elaboração das condições pelas quais o experimentopode ser
generalizado;
7. construção de uma lei ou teoria.

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