Exercícios conceituais das lei de Newton - 9º ano
01- Quando afirmamos que uma partícula está em equilíbrio, podemos garantir que a partícula se encontra necessariamente:
a) em repouso;
b) em movimento;
c) em repouso ou movimento retilíneo uniforme;
d) todas as alternativas estão erradas;
02- Uma força de 1 newton (1 N) tem a ordem de grandeza do peso de:
a) um homem adulto;
b) uma criança recém-nascida;
c) um litro de leite;
d) uma xicrinha cheia de café;
e) uma moeda;
03- Coloca-se um cartão sobre um copo e uma moeda sobre o cartão. Puxando-se bruscamente o cartão, a moeda cai no copo. O fato descrito ilustra:
a) inércia;
b) aceleração;
c) atrito;
d) ação e reação;
04- A força resultante sobre um corpo é nula. Podemos concluir que:
a) a velocidade se mantém constantemente crescente;
b) o mesmo encontra-se em repouso;
c) a aceleração é constante;
d) o corpo pode se encontrar em repouso ou em movimento retilíneo uniforme;
05- Quando os astronautas estão na Lua dão grandes saltos mais facilidade do que na Terra porque:
a) o solo da Lua é mais elástico;
b) a atração gravitacional da Lua é menor do que a da Terra;
c) eles têm menos massa na Lua;
d) não há ar na Lua.
06- A força com que a Terra nos atrai é de intensidade:
a) muito maior que a força com a qual a atraímos;
b) muito menor que a força com a qual a atraímos;
c) igual à da força com a qual a atraímos;
d) praticamente nula, visto que não adquirimos movimento acelerado.
07- Para que um carrinho de massa m adquira uma certa aceleração de módulo a, é necessário que a força resultante tenha módulo F. Qual é o módulo da força resultante para um carinho de massa 4m adquirir uma aceleração de módulo 5a?
a)20N
b)10N
c)24N
d)9N
08- A aceleração da gravidade na Lua é 6 vezes menor do que a aceleração da gravidade próxima à superfície da Terra. Um astronauta:
a) pesa na Lua, seis vezes mais do que na Terra;
b) pesa na Terra, seis vezes mais do que na Lua:
c) pesa na Terra, seis vezes menos do que na Lua:
d) a gravidade não interfere no peso.
09- Para se obter a intensidade da resultante de um sistema de forças de mesma direção e sentido, as intensidades das componentes devem ser:
a) somadas;
b) subtraídas;
c) multiplicadas;
d) divididas;
10- A resultante de um sistema de duas forças de mesma direção, mesma intensidade e sentidos contrários é:
a) perpendicular às componentes;
b) maior que as componentes;
c) igual a cada componente;
d) nula.
11- A direção e o sentido da força de atração gravitacional exercida pela Terra sobre os corpos que estão próximos à superfície são, respectivamente:
a) vertical, para cima;
b) vertical, para baixo;
c) horizontal, para a direita;
d) horizontal, para a esquerda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário