Exercícios sobre a 2ª parte do eletromagnetismo - Atividade 2
01-Determine o fluxo magnético, em Wb, sobre uma espira quadrada com lado de 20 cm sob influência de um campo magnético perpendicular ao plano dessa espira e de módulo 100 T.
02-Uma espira circular de raio 0,2 m está sob influência de um campo magnético de módulo 5 T.
Determine o fluxo magnético sobre a espira considerando que o ângulo entre o vetor campo magnético e o plano dessa espira seja de 60°. Dados: π = 3, cos60° = 0,5.
03-(UnB-DF) Um imã está estabelecendo um fluxo Φ1=2,3 mWb. Aproximando rapidamente o imã da espira, o fluxo passa a valer Φ2=0,3 mWb.
Supondo que essa variação ocorreu em um intervalo de tempo Δt=0,5s e que a resistência da espira vale 1,0Ω, determine a corrente induzida na espira. Dê sua resposta em miliampère.
04-O inglês Michel Faraday descobriu que a variação de um campo magnético está associada a uma corrente elétrica. Para obtê-la, basta mudar a posição do material condutor ou alterar a posição do material que está associado ao campo magnético.Quando o condutor é um circuito fechado, como no caso de uma espira que se movimenta no interior de um campo magnético, teremos o surgimento de uma corrente elétrica nesse condutor, que se chama Corrente Induzida.
Disponível em: <http://educacao.globo.com/fisica/assunto/eletromagnetismo/inducao.html>. Acesso em 06 de julho 2016.
A) Analisando a figura acima, explique porque o ponteiro do multímetro movimenta.
B) Um campo magnético uniforme é paralelo ao eixo de uma espira circular de 200 voltas e um raio de 5 cm. Sabendo que o campo varia a uma taxa de 100 T/s, determine o módulo da força eletromotriz induzida na espira.
05-Através dos exames de ressonância magnética é possível produzir imagens do interior do corpo humano. No exame, o paciente é submetido à ação de um campo magnético muito forte. Mas existe uma preocupação com a possibilidade de uma falha do aparelho provocar um desligamento súbito do campo magnético. Isso faria com que uma força eletromotriz fosse induzida no corpo do paciente. A força eletromotriz induzida poderia provocar uma movimentação das partículas positivas e negativas dos fluidos corporais produzindo uma corrente elétrica no interior do corpo. Suponha que durante um exame de ressonância magnética a maior área do corpo atravessada pelo campo magnético é de 0,05 m2 e que o campo magnético, de intensidade 1,8 T, seja perpendicular a essa área. A maior força eletromotriz induzida que pode atuar no corpo do paciente com segurança é de 0,01V.
Calcule o intervalo de tempo que campo magnético poderá gastar para chegar a 0,4T, sem causar risco ao paciente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário