Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Trabalho e Energia


01-Qual é a energia cinética de uma bola de massa 0,3 kg no instante em que a sua velocidade é 4 m/s?

02-Considere uma pedra de massa 3 kg que cai de uma altura de 6 m em relação ao solo. Qual é a sua energia cinética no instante em que atinge o solo? Determine também o valor de sua velocidade. Dado: g= 10 m/s2.

03-Descreva a transformação de energia que ocorre quando:
a)um estilingue atira uma pedra;

b)um arco atira flecha.

04-Um corpo de massa 2 kg desliza sobre um plano horizontal e atinge uma mola com velocidade de 4 m/s, comprimindo-a. A mola está no plano horizontal como nas figuras anteriores. Desprezando os atritos, calcule a energia ganha pela mola.

05-Calcule a energia cinética de um corpo de massa 8 kg no instante em que sua velocidade é 72 km/h.

06-Um corpo de massa 20 kg está localizado a 6 m de altura em relação ao solo. Dado g= 9,8 m/s2, calcule sua energia potencial gravitacional.


07-Um ponto material de 40 kg tem energia potencial gravitacional de 800 J em relação ao solo. Dado g= 10 m/s2, calcule a que altura se encontra do solo.


08-(PUC-SP) Um rapaz toma um elevador no térreo para subir até o seu apartamento no 5º andar, enquanto seu irmão, desejando manter a forma atlética, resolve subir pela escada. Sabendo que a massa dos dois é de 60 kg e que cada andar está 4 m acima do anterior, responda:
a) Ao final da subida, qual será a energia potencial gravitacional de cada um em relação ao térreo? Explique.


b) Se o rapaz deixa cair uma moeda de 100 g da janela do apartamento e o atleta deixar um halteres de 10 kg, com que velocidade tais objetos chegarão ao solo, no térreo? Despreze a resistência do ar? Explique.



09-Uma mola de constante elástica 40 N/m sofre uma deformação de 0,04 m. Calcule a energia potencial acumulada pela mola.


10-Uma mola de constante elástica k= 600 N/m tem energia potencial elástica de 1200 J. Calcule a sua deformação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário