Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Impulso e Quantidade de Movimento


01- Numa competição amadora de arremesso de peso, uma garota, ao realizar um movimento linear de lançamento, consegue fazer com que uma massa de 1kg seja acelerada do repouso até a velocidade de 10m/s. Com base nesses dados, determine o impulso aplicado pela atleta.


02-(Unifor-CE) Um móvel de massa igual 3kg em movimento retilíneo, varia a sua velocidade de 5m/s para 15m/s em determinado intervalo de tempo. Qual o valor do impulso da força resultante sobre o corpo?


03- (Unifesp 2005) Uma esfera de massa 20g atinge uma parede rígida com velocidade de 4,0m/s e volta na mesma direção com velocidade de 3,0m/s. Determine o impulso da força exercida pela parede sobre a esfera, em N.s.


04- Um ponto material fica sujeito à ação de uma força F, constante, que produz uma aceleração de 2m/s² neste corpo de massa 50.000 gramas.Esta força permaneceu sobre o corpo durante 20s. Qual o módulo do impulso comunicado ao corpo?

05- O gráfico a seguir nos dá a intensidade da força que atua sobre um corpo, no decorrer do tempo. A partir desse gráfico, calcule o impulso comunicado ao corpo entre os instantes t1=0 e t2=14s.
06- Uma força constante atua durante 5s sobre uma partícula de massa 2kg,na direção e no sentido de seu movimento,fazendo com que sua velocidade escalar varie de 5m/s para 9m/s.Determine:
a)o módulo da variação da quantidade de movimento:
b)a intensidade do impulso da força atuante;
c)a intensidade da força.

07- Um corpo é lançado verticalmente para cima com velocidade inicial 20m/s. Sendo 5kg a massa do corpo,determine a intensidade do impulso da força peso entre o instante em que o corpo atinge o ponto mais alto da trajetória.

08- Ao dá o saque “viagem ao fundo do mar” num jogo de voleibol, um jogador aplica uma força de intensidade 6x10²N sobre a bola, durante um intervalo de 1,5x10-1s.Calcule a intensidade do impulso da força aplicada pelo jogador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário