Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Eletricidade

Exercícios de cálculo de consumo de energia elétrica


1. Para bater um copo de vitamina de frutas, o liquidificador gasta só um minuto. Qual o gasto de energia para bater um copo de vitaminas, em joules, se a potência do liquidificador é 300 watts?
  
Resposta: A energia gasta pelo liquidificador em um minuto é: _____________

2. Meu pai gasta só dois minutos para fazer a barba. Quanta energia elétrica ele consome, em joules, se o barbeador dele tem 10 W de potência?

 Resposta: Meu pai consome, cada vez que faz a barba: __________________

3. Paulinha consegue espremer 5 laranjas por minuto com o seu espremedor elétrico. Quanta energia elétrica, em joules, cada laranja necessita para ser espremida se o espremedor de Paulinha tem 65 W de potência?

 Resposta: Cada laranja, para ser espremida, necessita um gasto de energia elétrica de: __________________

4. O ferro de passar roupas de 1000 W de potência demora 3 min para aquecer toda vez que é ligado. Quanta energia elétrica, em kWh, se economiza mensalmente passando roupa uma vez por semana ao invés de fazer isso diariamente? (Suponha que o mês tenha 4 semanas)

 Resposta: Mensalmente se economizará: ___________________

5. Manuela adora tomar banhos demorados - 20 minutos! - e descobriu um jeito de diminuir o gasto de energia por banho, sem diminuir o tempo. Ao invés de tomar banho com o chuveiro na posição INVERNO, que tem potência de 4.400 W, ela agora só toma banho com o chuveiro na posição VERÃO, que tem potência de 3.000 W. Quanto Manuela passou a economizar de energia elétrica por mês, em kWh, apenas com esta mudança?

Resposta: Manuela passou a economizar mensalmente: ___________________

6) Quanto consome diariamente a lâmpada de 100 W do exemplo anterior se ela ficar ligada durante 6 horas? (Lembre-se que uma hora tem 3.600 segundos).
Resposta: A lâmpada consome diariamente : ___________________

7) Jogo videogame somente aos sábados e domingos, por três horas por dia. Quanto gasto de energia elétrica por mês jogando, se meu videogame tem 15 W de potência? (Suponha que o mês tenha cinco finais de semana)
Resposta: Gasto mensalmente : ___________________

Um comentário: