Pesquisar este blog

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Calor e Termodiâmica

01-Duas esferas são feitas do mesmo material e têm o mesmo raio, mas uma é oca e a outra é maciça. As esferas são submetidas ao mesmo aumento de temperatura. Qual esfera expande mais?


02- Numa estrada ferroviária, trilhos de 20m de comprimento, à temperatura ambiente de 20°C, são espaçados um do outro(juntas de dilatação) por um vão igual a 0,02m. considere o coeficiente de dilatação dos trilhos igual a 1,0x10-5°C-1. Devido a um incêndio, a temperatura dos trilhos elevou-se para 170°C.
a)Calcule a dilatação linear sofrida pelos trilhos.


b)Os vãos entre os trilhos foram suficientes para evitar os possíveis danos causados pela dilatação.Justifique sua resposta.


03- Um corpo metálico está inicialmente a uma temperatura de 30ºC. Recebendo uma quantidade de calor igual a 100 cal, sua temperatura se eleva para 40ºC. Calcule a capacidade térmica do corpo e diga qual o valor deste resultado.

04-06- Quando fornecemos 900 cal a dois corpos, verificamos que as respectivas variações de temperatura foram: corpo 1: ∆T = 90°C, corpo 2: ∆T = 50°C. Calcule as respectivas capacidades térmicas.

07- Dois corpos A e B de massas iguais 200g, recebem 60cal e sofrem variações de temperatura de 30°C e 60°C. Determine seus respectivos calores específicos.

08-a)Você está dentro de uma sauna e queima sua pele se encostar na cabeça de um prego mal cravado na madeira.No entanto, o ar da sauna está na mesma temperatura e não lhe queima tanto.Explique.


  b)Os congeladores das geladeiras estão sempre localizados na parte superior. Por sua vez as prateleiras não inteiriças, e sim armadas. Justifique essas características das geladeiras.


 c)Se você andar pela praia numa noite de verão, observará que a areia está mais fria do que a água do mar. Explique.


  d)Explique porque os lagos se congelam a partir da superfície, preservando a    vida durante o inverno.

09- Uma barra de cobre de 2 metros de comprimento a 20°C dilatou-se numa só dimensão. Supondo que a barra foi aquecida até 120°C, responda:
Dado: a cobre = 17 x 10-6 °C-1
a) Qual o nome dessa dilatação?


b) Calcule o quanto a barra dilatou.


10- Calcule a quantidade de calor para aquecer 150 g de água a temperatura de
20 graus até que ela atinja a temperatura de 80 graus. (calor específico da água 1,0cal/g.°C).


Nenhum comentário:

Postar um comentário