Pesquisar este blog

Carregando...

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Hidrostática

01-Uma pessoa com peso de 600 N e que calça um par de sapatos que cobrem uma área de 0,05 m2 não consegue atravessar uma região nevada sem se afundar, porque essa região não suporta uma pressão superior a 10.000 N/m2. Responda:a) Qual a pressão exercida por essa pessoa sobre a neve?b) Qual deve ser a área mínima de cada pé de um esqui que essa pessoa deveria usar para não afundar?

  

Hidrostática

01-  Um bloco de Ferro cujo volume seja de V=10cm³. Medindo a sua massa, encontramos m=76g. Determine a massa.

02-  O peso de um objeto é de F=500N, distribuído em uma área A=0,0025m².Determine a pressão exercida sobre a superfície.

03-  No dia 11/10/2009 a seleção brasileira fez uma partida pelas eliminatórias da Copa do Mundo contra a seleção da Bolívia. O jogo foi realizado em La Paz cidade situada a 3.700 metros de altitude. A seleção precisou de uns 10 dias aproximadamente para a adaptação. O organismo humano necessita desse tempo para se adaptar em elevadas altitudes evitando assim o risco de colapso circulatório. De acordo com o que você estudou em hidrostática, explique qual a diferença física entre jogar em La paz e nas cidades brasileiras. Justifique sua resposta.

04-  Uma piscina, de 10m de profundidade, está totalmente cheia d´água. Sendo r=1,0x103 Kg/m³. Determine:
a)A pressão, no fundo da piscina, devida apenas ao peso da água.

b)Sabendo-se que a pressão atmosférica local vale Pa=1,0x105N/m², qual é a pressão total no fundo da piscina.

05-  Um corpo pesa 5N fora da água. Imerso totalmente em água o seu peso aparente é 4N. Determine o empuxo exercido pela água sobre o corpo.
06-Um recipiente contém água (r=1,0x103 Kg/m³) até as bordas. Um corpo é abandonado lentamente no líquido, atingindo o equilíbrio após ter transbordado 0,3m³ de água. Qual o valor da força de empuxo que a água exerce sobre o corpo? Justifique sua resposta.

Trabalho e Energia


01-Qual é o trabalho realizado por uma força que varia a velocidade de um corpo de massa 0,2 kg de 4m/s para 6 m/s? O corpo ganha ou perde energia cinética? (obs.: o trabalho de uma força é igual a variação de energia cinética do corpo)


02-Uma mola de constante 20 N/m sofre deformação de 0,08m. Calcule a energia ganha pela mola e a velocidade que imprime a um objeto de massa 2 kg quando transfere toda esta energia acumulada na forma de energia cinética.

   
03-Um corpo de massa 2 kg move-se com velocidade constante de 4 m/s.
a)Calcule a energia cinética do corpo.




b)Qual será a energia cinética quando a velocidade for duplica?

Trabalho e Energia

01-Um carrinho de 5 kg de massa move-se horizontalmente em linha reta com velocidade de 6 m/s. Calcule o trabalho necessário para alterar a sua velocidade para 10 m/s.



02-Um corpo de massa 0,6 kg está sobre um plano horizontal liso e encostado em uma mola, comprimindo-a 0,1 m. quando a mola é solta, o corpo é lançado com velocidade de 2 m/s. Calcule a constante elástica da mola.


03-O bola chutada em direção ao gol abandona o pé do jogador com velocidade de 10 m/s. Qual será a velocidade da bola quando estiver a uma altura de 1,8 m do solo? Desprezando a resistência do ar, considere g= 10 m/s2

04-Um corpo de massa 5 kg desliza por uma rampa a partir do repouso de uma altura de 6 m e chega a um plano horizontal com velocidade de 4 m/s.
a)Quais são as energias mecânicas do corpo no ponto de partida e no ponto em que a velocidade é 4 m/s?


b)Nesse movimento houve conservação de energia mecânica?



c)Qual a quantidade de energia mecânica dissipada?



d)Tente descrever o que aconteceu coma a energia mecânica dissipada.



05-Um bloco de massa 4 kg move-se sobre um plano horizontal liso com velocidade de 0,3 m/s e atinge uma mola de constante elástica 25 N/m. Calcule:
a)a energia que a mola ganha;



b)a deformação máxima produzida na mola.

Trabalho e Energia


01-Qual é a energia cinética de uma bola de massa 0,3 kg no instante em que a sua velocidade é 4 m/s?

02-Considere uma pedra de massa 3 kg que cai de uma altura de 6 m em relação ao solo. Qual é a sua energia cinética no instante em que atinge o solo? Determine também o valor de sua velocidade. Dado: g= 10 m/s2.

03-Descreva a transformação de energia que ocorre quando:
a)um estilingue atira uma pedra;

b)um arco atira flecha.

04-Um corpo de massa 2 kg desliza sobre um plano horizontal e atinge uma mola com velocidade de 4 m/s, comprimindo-a. A mola está no plano horizontal como nas figuras anteriores. Desprezando os atritos, calcule a energia ganha pela mola.

05-Calcule a energia cinética de um corpo de massa 8 kg no instante em que sua velocidade é 72 km/h.

06-Um corpo de massa 20 kg está localizado a 6 m de altura em relação ao solo. Dado g= 9,8 m/s2, calcule sua energia potencial gravitacional.


07-Um ponto material de 40 kg tem energia potencial gravitacional de 800 J em relação ao solo. Dado g= 10 m/s2, calcule a que altura se encontra do solo.


08-(PUC-SP) Um rapaz toma um elevador no térreo para subir até o seu apartamento no 5º andar, enquanto seu irmão, desejando manter a forma atlética, resolve subir pela escada. Sabendo que a massa dos dois é de 60 kg e que cada andar está 4 m acima do anterior, responda:
a) Ao final da subida, qual será a energia potencial gravitacional de cada um em relação ao térreo? Explique.


b) Se o rapaz deixa cair uma moeda de 100 g da janela do apartamento e o atleta deixar um halteres de 10 kg, com que velocidade tais objetos chegarão ao solo, no térreo? Despreze a resistência do ar? Explique.



09-Uma mola de constante elástica 40 N/m sofre uma deformação de 0,04 m. Calcule a energia potencial acumulada pela mola.


10-Uma mola de constante elástica k= 600 N/m tem energia potencial elástica de 1200 J. Calcule a sua deformação. 

Ondas

01-Determine a velocidade de propagação de um pulso num fio de massa 200g e 2,0m de comprimento, que suporta uma tensão de 40N.

02-Qual é a velocidade da propagação de uma perturbação em uma corda de densidade linear 1,0x10-2 kg/m, tracionada por uma força de 64N?

03-Observando as ondas do mar, uma pessoa avaliou em 8m a distância entre as cristas das ondas que se sucediam numa freqüência de 9,0Hz. Calcule a velocidade de propagação da onda.


04-Considere uma onda transversal propagando-se através de uma mola de comprimento 4,0m com velocidade de 1,0x102m/s². Se essa mola fica sujeita à ação de uma força de 2,0x102N, qual é sua massa?


05-Uma cortiça flutuando na superfície da água,oscila devido a ondas que se propagam com velocidade de 2,0m/s. A distância entre duas cristas sucessivas das ondas é 5,0m. Determine:


a)sua freqüência de oscilação;   
b)seu período.


06-Um raio de luz de freqüência f=6,0x1014Hz passa do ar para a água. Determine, na água:


a)sua velocidade;

b)seu comprimento de onda.

Ondas

01-O que você entende por onda mecânica?

02-O que você entende por onda eletromagnética?

03-Calcule a densidade linear de um fio de 8m de comprimento e massa igual a 800g.

04-Um arame de aço de comprimento 4m e massa 200g está sujeito a uma força tensora de 45N. Determine:
a)a densidade linear do arame;

b)a velocidade de propagação de um pulso neste arame.

05-(Fuvest-SP) Um vibrador produz, numa superfície líquida, ondas de comprimento 5,0cm que se propagam à velocidade de 30cm/s.
a)Qual a freqüência das ondas?

b)Caso o vibrador aumente apenas sua amplitude de vibração, o que ocorre com a velocidade de propagação, o comprimento e a freqüência das ondas?


06-Um campainha elétrica executa 240 vibrações em 1 minuto. Sabendo que a onda produzida se propaga com velocidade cuja intensidade é 80cm/s,determine:
a)a freqüência da onda;

b)o valor do comprimento de onda λ.

07- A velocidade de propagação de uma onda num tanque é de 0,5m/s, com freqüência de 10Hz. Determine o comprimento da onda.

08- Uma rádio opera na freqüência 105,9MHz. Admitindo 3x108m/s como velocidade de propagação das ondas de rádio, ache o comprimento de onda da transmissão.

Física Moderna

01-José e Pedro são irmãos gêmeos. Há 25 anos, José partiu para uma missão espacial a bordo de uma nave, viajando as uma velocidade de 200 000 km/s (2.108m/s). Quando retornou à Terra, encontrou Pedro com 85 anos de idade. Qual a idade real de José ao retornar à Terra?
Dado: c = 3.108 m/s.

02-Num acelerador de partículas, elétrons lançados com velocidade v = 2,9. 108 m/s percorrem um tubo de 3,2 km de comprimento. Qual é o comprimento desse tubo para os elétrons?
  

03-Suponha que o cozimento de um ovo de 60 gramas demore 12 minutos dentro de uma nave com 10 metros de comprimento quando ela está em estado de repouso na Terra. Consideramos, agora, que a nave se movimente a uma velocidade v que corresponde 80% da velocidade da luz c, ou seja, v = 0,8c.
a) Quais seriam os resultados obtidos por um observador fixo na Terra, que efetuasse as medidas do tempo de cozimento do ovo, do comprimento da nave e da massa do ovo, dispondo apenas de um potente telescópio descontando o tempo de propagação da luz?


b) O comprimento de um corpo em movimento realmente sofre encolhimento?

  
04-Um foguete tem, na Terra, um comprimento de 100 m. Quando está em vôo, para um observador sobre a Terra, ele mede 99 m.Qual é sua velocidade ?

   
05-Um recipiente contém 1 kg de água à temperatura de 3 °C. Se ela for aquecida até atingir a temperatura de 93°C, qual será sua nova massa?
Dica: Q=mcΔT
Dados:
calor específico da água = 1cal/g°C,velocidade da luz no vácuo = 3.108 m/s, 1 caloria = 4 joules


Eletricidade

01-Duas cargas puntiformes, Q1= 5m C e Q2 = -4m C, no vácuo, estão separadas por uma distância de 30 cm. Determine a força elétrica entre elas.

02-Duas cargas elétricas puntiformes Q1 =2m C e Q2 =8m C são fixadas nos pontos A e B, distantes entre si 0,4 m, no vácuo. Determinar a intensidade da força elétrica entre as cargas.

03-A intensidade da força elétrica entre duas cargas elétricas puntiformes iguais, situada no vácuo a uma distância de 2 m uma da outra, é de 202, 5 N. Qual o valor das cargas.

04-Uma pequena esfera recebe uma carga de 40 m C, e outra esfera de diâmetro igual, localizada a 20 cm de distancia , recebe uma carga de -10m C. 
a)qual a força de atração entre elas?

b)Colocando as esferas em contato e afastando-as 5 cm, determine a nova força de interação elétrica entre elas.

Eletricidade

01-Calcule o campo elétrico, num ponto P, a 3cm de distância de uma carga puntual de 2mC, situada no vácuo.



02-Uma carga puntual q, positiva, de módulo igual a 4 x 10-5 C é colocada numa região do espaço ficando sujeita a uma força de 8 x 10-7 N. Calcule o campo elétrico no ponto onde foi colocada a carga q.

  
03- Uma carga de 200µC é colocada dentro de um campo elétrico de intensidade de 5x10³N/C. Determine o módulo da força elétrica que  atua na carga.
  

04- Uma carga de prova q, colocada num ponto de um campo elétrico E=2x10³N/C fica sob a ação de uma força F=12 x 10-5N. Calcule o valor dessa carga.



05- Uma carga elétrica de 5x10-9C,ao ser colocada num ponto do espaço de um campo elétrico fica sujeito a uma força de intensidade igual a 10x10-2N. Determine a intensidade do campo.

  
06- Calcule o campo elétrico num ponto P, a 3cm de distância de uma carga puntual de 2mC, situada no vácuo.

Eletricidade

01- Sobre uma secção reta de um fio condutor passam 10C de carga em 5,0s.
a)Defina o que é a corrente elétrica;
b)Determine a corrente elétrica no condutor
 02-Suponha que fosse possível contar o número de elétrons que passam através de uma secção de um condutor no qual se estabeleceu uma corrente elétrica. Se durante um intervalo de tempo Δt=10s passam 2,0x1020 elétrons nesta secção, determine:

a)A quantidade de carga ΔQ, em coulombs, que correspondente a este número de elétrons(carga do eletron=1,6x10-19C.)


b)A intensidade da corrente (em ampère) que passa na secção do condutor.


03- Numa seção reta de um fio condutor passam 20C de carga em 10s. Determine a corrente elétrica no condutor.


04-Um fio de cobre tem 100m de comprimento e área de secção transversal igual a 2,0mm², constante. Sabe-se que o cobre apresenta resistividade 1,7x10-8 Ω.m. Determine a resistência elétrica desse fio. Observação: 1mm²=10-6 m².

Eletricidade

01- Uma lâmpada possui nela gravado seus valores nominais de funcionamento: 120 V - 60 W. Calcule a resistência dessa lâmpada.
02- Um ebulidor elétrico com as suas especificações 960 W / 120 V está ligado corretamente. Calcule a corrente elétrica que o atravessa o ebulidor.
03- Uma lâmpada com as suas especificações 100 W / 120 V está ligado corretamente. Calcule a corrente elétrica que o atravessa a lâmpada.
04- Um chuveiro elétrico residencial, ligado a uma rede de elétrica de 110V, é percorrido por uma corrente elétrica i = 20 A. Calcule a potência dissipada por esse chuveiro.
05- Quando ligamos, nos terminais de uma pilha V = 6 V um resistor de 12 ohms, determine:
a)a corrente que percorre o resistor.

b)a potência consumida pelo resistor.

06-(Fatec-Adaptada) Um chuveiro elétrico funciona à tensão de 200 V. Quando a chave é ligada em "verão" ele dissipa, na resistência, 2 000 W que se convertem em calor para aquecer a água; quando a chave é ligada em "inverno" a potência dissipada é 2 500 W. Com estas informações, determine a resistência e a corrente elétrica do chuveiro.

07-(ITA-SP - Adaptada) Nas especificações de um chuveiro elétrico, lê-se  “2200W,220V”. Determine a resistência elétrica desse chuveiro.

08- Um chuveiro elétrico opera sob a tensão de 120V com um resistor de 6,0Ω.Determine a potência consumida pelo resistor em KW.

Eletricidade

Exercícios de cálculo de consumo de energia elétrica


1. Para bater um copo de vitamina de frutas, o liquidificador gasta só um minuto. Qual o gasto de energia para bater um copo de vitaminas, em joules, se a potência do liquidificador é 300 watts?
  
Resposta: A energia gasta pelo liquidificador em um minuto é: _____________

2. Meu pai gasta só dois minutos para fazer a barba. Quanta energia elétrica ele consome, em joules, se o barbeador dele tem 10 W de potência?

 Resposta: Meu pai consome, cada vez que faz a barba: __________________

3. Paulinha consegue espremer 5 laranjas por minuto com o seu espremedor elétrico. Quanta energia elétrica, em joules, cada laranja necessita para ser espremida se o espremedor de Paulinha tem 65 W de potência?

 Resposta: Cada laranja, para ser espremida, necessita um gasto de energia elétrica de: __________________

4. O ferro de passar roupas de 1000 W de potência demora 3 min para aquecer toda vez que é ligado. Quanta energia elétrica, em kWh, se economiza mensalmente passando roupa uma vez por semana ao invés de fazer isso diariamente? (Suponha que o mês tenha 4 semanas)

 Resposta: Mensalmente se economizará: ___________________

5. Manuela adora tomar banhos demorados - 20 minutos! - e descobriu um jeito de diminuir o gasto de energia por banho, sem diminuir o tempo. Ao invés de tomar banho com o chuveiro na posição INVERNO, que tem potência de 4.400 W, ela agora só toma banho com o chuveiro na posição VERÃO, que tem potência de 3.000 W. Quanto Manuela passou a economizar de energia elétrica por mês, em kWh, apenas com esta mudança?

Resposta: Manuela passou a economizar mensalmente: ___________________

6) Quanto consome diariamente a lâmpada de 100 W do exemplo anterior se ela ficar ligada durante 6 horas? (Lembre-se que uma hora tem 3.600 segundos).
Resposta: A lâmpada consome diariamente : ___________________

7) Jogo videogame somente aos sábados e domingos, por três horas por dia. Quanto gasto de energia elétrica por mês jogando, se meu videogame tem 15 W de potência? (Suponha que o mês tenha cinco finais de semana)
Resposta: Gasto mensalmente : ___________________

Calor e Termodiâmica

01-Suponha, na figura abaixo, que o gás se expandiu sob pressão constante p= 3,0x 105N/m². Considerando a área do pistom A=5,0x 10-2 m² e que ele tenha se deslocado de uma distancia d=10cm, responda:

a)    Qual o valor da força F que o gás exerce sobre o pistom?

b)    Calcule o trabalho realizado pelo gás usando a expressão T=Fxd.

02-Considere um gás dentro de um cilindro provido de um pistom. O gás é aquecido, mas seu volume permanece constante.
a)    O gás está exercendo força sobre o pistom?

b)    O que ocorre com o valor desta força durante o aquecimento?

c)    Há deslocamento do pistom?

d)    Então, qual o valor do trabalho realizado nesta transformação?

03-Um gás, contido em um cilindro provido de um pistom, expande-se ao ser colocado em contato com uma fonte de calor. Verifica-se que a energia interna do gás não varia. O trabalho que o gás realizou é maior, menor ou igual ao calor que ele absorveu?

04- Um gás é comprimido sob uma pressão constante p=5,0x104 N/m², desde um volume inicial Vi=3,0x10-3 m³, até um volume final Vf=1,5x10-3m³.
a)Houve trabalho realizado pelo gás ou sobre o gás?

b)Calcule este trabalho.

c)Se o gás liberou 100J de calor, determine a variação de sua energia interna.

05-Suponha que um gás, mantido a volume constante, liberasse 170cal de calor para sua vizinhança.
a)Qual o trabalho realizado pelo gás?

b)Qual foi, em calorias, a variação da energia interna do gás?

c)A energia interna do gás aumentou, diminuiu ou não variou?

06-Suponha que um gás, ao se expandir, absorva uma quantidade de calor Q=150cal e realize um trabalho T=630J.
a)Expresse o valor de Q em joules.

b)Qual foi a variação da energia interna do gás?

c)Então, a energia interna do gás aumentou, diminuiu ou não variou? E sua temperatura?

d)Logo, como se denomina esta transformação?

Calor e Termodiâmica

01- Qual a quantidade de calor necessária para transformar 2000 g de gelo a 0°C em vapor a 100°C?
calor específico latente de fusão do gelo = 80 cal/g
calor específico latente de ebulição da água = 540 cal/g
02-Um gás perfeito ocupa 7,0 L a 27ºC com pressão de 6,0 atm. Qual é o valor da nova pressão se reduzirmos o volume a 2,0 L e elevarmos a temperatura a 127ºC?
03-Um gás perfeito sofre transformação isotérmica, sendo que sua pressão final vale 4,0 atm. Encontre o valor da pressão inicial sabendo que o seu volume variou de 30 L a 35 L.
04-Em uma transformação isovolumétrica, um gás ideal de pressão 1,0 atm passa a ter uma pressão de 3,0 atm, e sua temperatura que era de 250 K passa a ser de _________.
05-(UFRN) A temperatura de uma certa quantidade de gás ideal, à pressão de 1,0 atm, cai de 400 K para 320 K. Se o volume permaneceu constante, determine a nova pressão.
06-Certa massa gasosa sob pressão de 3atm ocupa o volume de 20L à temperatura  de 27°C(300K). Determine:
a)o volume ocupado pelo gás a 127°C, sob a mesma pressão;
b)a pressão que o gás a 127°C quando ocupa o volume de 40 litros;
c)em que temperatura o volume de 20L do gás exerce a pressão de 5atm.
07-Sob pressão de 5 atm e à temperatura de 0°C, um gás ocupa volume de 45L.Determine sob que pressão o gás ocupará o volume de 30L, se for mantida constante a temperatura.
08-Calcule a variação de volume sofrida por um gás, que ocupa inicialmente o volume de 10L a 127°C,quando sua temperatura se eleva isobaricamente para 327°C.
09-Um recipiente que resiste até a pressão de 3,0x105 N/m² contém gás perfeito sob pressão 1,0x105 N/m² e temperatura 27°C. Desprezando a dilatação térmica do recipiente, calcule a máxima temperatura que o gás pode atingir.

Calor e Termodiâmica

01-Duas esferas são feitas do mesmo material e têm o mesmo raio, mas uma é oca e a outra é maciça. As esferas são submetidas ao mesmo aumento de temperatura. Qual esfera expande mais?


02- Numa estrada ferroviária, trilhos de 20m de comprimento, à temperatura ambiente de 20°C, são espaçados um do outro(juntas de dilatação) por um vão igual a 0,02m. considere o coeficiente de dilatação dos trilhos igual a 1,0x10-5°C-1. Devido a um incêndio, a temperatura dos trilhos elevou-se para 170°C.
a)Calcule a dilatação linear sofrida pelos trilhos.


b)Os vãos entre os trilhos foram suficientes para evitar os possíveis danos causados pela dilatação.Justifique sua resposta.


03- Um corpo metálico está inicialmente a uma temperatura de 30ºC. Recebendo uma quantidade de calor igual a 100 cal, sua temperatura se eleva para 40ºC. Calcule a capacidade térmica do corpo e diga qual o valor deste resultado.

04-06- Quando fornecemos 900 cal a dois corpos, verificamos que as respectivas variações de temperatura foram: corpo 1: ∆T = 90°C, corpo 2: ∆T = 50°C. Calcule as respectivas capacidades térmicas.

07- Dois corpos A e B de massas iguais 200g, recebem 60cal e sofrem variações de temperatura de 30°C e 60°C. Determine seus respectivos calores específicos.

08-a)Você está dentro de uma sauna e queima sua pele se encostar na cabeça de um prego mal cravado na madeira.No entanto, o ar da sauna está na mesma temperatura e não lhe queima tanto.Explique.


  b)Os congeladores das geladeiras estão sempre localizados na parte superior. Por sua vez as prateleiras não inteiriças, e sim armadas. Justifique essas características das geladeiras.


 c)Se você andar pela praia numa noite de verão, observará que a areia está mais fria do que a água do mar. Explique.


  d)Explique porque os lagos se congelam a partir da superfície, preservando a    vida durante o inverno.

09- Uma barra de cobre de 2 metros de comprimento a 20°C dilatou-se numa só dimensão. Supondo que a barra foi aquecida até 120°C, responda:
Dado: a cobre = 17 x 10-6 °C-1
a) Qual o nome dessa dilatação?


b) Calcule o quanto a barra dilatou.


10- Calcule a quantidade de calor para aquecer 150 g de água a temperatura de
20 graus até que ela atinja a temperatura de 80 graus. (calor específico da água 1,0cal/g.°C).


Calor e Termodiâmica

01-Qual é a escala adotada no Brasil, nos países de língua inglesa e em laboratório?

02- Converta:
a)  40ºC em ºF;

     
b)  25ºC em ºF;


c)  100ºC em K;


d)  27ºC em K;


e)  77ºF em ºC;


f)   400K em ºC.


03- Ao medir a temperatura de um corpo em um laboratório nos Estados Unidos, foi registrada uma temperatura de -40°F.




04-Por que as panelas, em geral, têm seus cabos metálicos revestidos com madeira ou plástico?




05-No nosso cotidiano, usamos alguns conceitos de forma errônea do ponto de vista da Física, como por exemplo: "Hoje está calor". Defina, corretamente, calor e temperatura.




06-Quais são as formas de transmissão de calor?Explique com suas palavras cada uma delas e dê um exemplo.

Notação Científica

Exercícios sobre notação científica


1 - Explique como os números muito grandes ou muito pequenos podem ser escritos de maneira compacta.  Dê exemplos.



2 - Escreva os números abaixo em potências de 10

a) 0, 0056
e) 2 600
i) 0,003
b) 5 000
f) 8 900 000
j) 900
c) 71 000
g) 0,023
k) 40
d) 350 000
h) 0,85
l) 0,000066


3 - Transforme as potências de 10 abaixo em numeração decimal.

a) 2,7 x 10-3
e) 7,6 x 103
i) 5 x 10-3
b) 4 x 103
f) 8,5 x 106
j) 6 x 102
c) 3,1 x 104
g) 5,8 x 10-2
k) 3 x 101
d) 9,9x 105
h) 1,7 x 10-1
l) 4,4 x 10-5


4 - Efetue as operações indicadas (deixe todos os resultados com somente uma casa antes da vírgula)

a) 106 x 104
e) (7 x 106) + (5 x 106)
b) 103 x 10-7
f) (2 x 105) + (7 x 107)
c) (3 x 102)  x  (2,5 x 104)
g) (5,6 x 104) - (6 x 103)
d) (8 x 105)  ¸  (5 x 102)
h) (8 x 109) - (3 x 109)


5 - Sabemos que a aceleração gravitacional aqui na Terra é de aproximadamente 9,8 m/s2.  Calcule a aceleração gravitacional na superfície do planeta Marte.  Neste exercício você pode desprezar as unidades pois elas já estão colocadas de forma conveniente.  A unidade do resultado será m/s2.

- massa do planeta Marte    (M =  6,4 x 1023 kg)
- raio do planeta Marte    (R = 3,4 x 106 m)
- constante gravitacional    (G = 6,67 x 10-11 N.m2/kg2)

Impulso e Quantidade de Movimento


01- Numa competição amadora de arremesso de peso, uma garota, ao realizar um movimento linear de lançamento, consegue fazer com que uma massa de 1kg seja acelerada do repouso até a velocidade de 10m/s. Com base nesses dados, determine o impulso aplicado pela atleta.


02-(Unifor-CE) Um móvel de massa igual 3kg em movimento retilíneo, varia a sua velocidade de 5m/s para 15m/s em determinado intervalo de tempo. Qual o valor do impulso da força resultante sobre o corpo?


03- (Unifesp 2005) Uma esfera de massa 20g atinge uma parede rígida com velocidade de 4,0m/s e volta na mesma direção com velocidade de 3,0m/s. Determine o impulso da força exercida pela parede sobre a esfera, em N.s.


04- Um ponto material fica sujeito à ação de uma força F, constante, que produz uma aceleração de 2m/s² neste corpo de massa 50.000 gramas.Esta força permaneceu sobre o corpo durante 20s. Qual o módulo do impulso comunicado ao corpo?

05- O gráfico a seguir nos dá a intensidade da força que atua sobre um corpo, no decorrer do tempo. A partir desse gráfico, calcule o impulso comunicado ao corpo entre os instantes t1=0 e t2=14s.
06- Uma força constante atua durante 5s sobre uma partícula de massa 2kg,na direção e no sentido de seu movimento,fazendo com que sua velocidade escalar varie de 5m/s para 9m/s.Determine:
a)o módulo da variação da quantidade de movimento:
b)a intensidade do impulso da força atuante;
c)a intensidade da força.

07- Um corpo é lançado verticalmente para cima com velocidade inicial 20m/s. Sendo 5kg a massa do corpo,determine a intensidade do impulso da força peso entre o instante em que o corpo atinge o ponto mais alto da trajetória.

08- Ao dá o saque “viagem ao fundo do mar” num jogo de voleibol, um jogador aplica uma força de intensidade 6x10²N sobre a bola, durante um intervalo de 1,5x10-1s.Calcule a intensidade do impulso da força aplicada pelo jogador.